Oficina aborda uso de jogos educacionais em estratégias de ensino e aprendizagem

Evento on-line, promovido pelo Crid com apoio do IEA-RP, será focado no gamebook “O Mistério do Sr. Gratus”, lançado em 2018

 08/09/2021 - Publicado há 3 anos
Por

Utilizar jogos educacionais em estratégias de ensino e aprendizagem tem sido uma metodologia bastante utilizada nos últimos anos e apresenta bons resultados, segundo educadores. Para discutir esse tema, o Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (Crid), com apoio do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP, promove, no dia 9 de setembro, a partir das 17h30, a oficina on-line Jogos Educacionais e Interdisciplinaridade: O Mistério do Sr. Gratus.

A transmissão será feita pelo canal do Crid no YouTube e a participação é gratuita. As inscrições devem ser feitas neste link. Os participantes receberão certificado mediante entrega de atividade prática que será detalhada durante o evento.

A oficina será focada no gamebook O Mistério do Sr. Gratus, desenvolvido pelo Crid, pelo IEA-RP e pela publicadora de livros digitais Storymax. A ferramenta permite trabalhar temas como ecologia e inflamação e tem sido usada para formação complementar docente em parceria com o Centro Educacional Paulo Freire da Prefeitura de Ribeirão Preto. O conteúdo retrata a ação do homem como um processo inflamatório que desencadeia uma resposta sistêmica da biosfera. 

Participam como palestrantes o diretor da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) da USP, Hugo Tourinho Filho; a professora da Universidade Ca’Foscari de Veneza, Luciana Oranges Cezarino; a cofundadora da Storymax, Samira Almeida; o professor do Centro Educacional Paulo Freire, Rafael Gil de Castro; e o gestor de Educação e Difusão do CRID, Flavio Pinheiro Martins.

Mais informações: crid@fmrp.usp.br.

O Mistério do Sr. Gratus

Lançado em 2018, O Mistério do Sr. Gratus é um livro digital interativo que permite escolher entre diversas possibilidades de caminhos para o personagem principal e assim construir diferentes desfechos para a história. Nele, o leitor atua como um leitor-jogador, ou seja, é o protagonista da história.

Ao todo, são 46 telas com conteúdo literário e dez possibilidades diferentes de ler e criar a história, além de um mapa em que o leitor pode ver o trajeto percorrido e quais opções ainda não acessou. Paralelamente, ele também pode consultar um glossário de 15 telas com informações sobre temas como cadeia alimentar, equilíbrio ecológico, inflamações e evolução pela seleção natural.

O Mistério do Sr. Gratus está disponível para download gratuito nas lojas de aplicativos Google Play e App Store.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.