Vacina Talks aborda 40 anos da descoberta da Aids

Evento promovido pela União Pró-Vacina e pelo Ilha do Conhecimento discute conquistas da ciência sobre o HIV e o enfrentamento ao preconceito por quem vive com o vírus

 22/06/2021 - Publicado há 4 meses
Por

Em 2021, a descoberta de uma doença ainda sem cura e que já matou milhões de pessoas em todo o mundo completa 40 anos: a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, mais conhecida pela sigla Aids. O número de mortos por ela tem caído nos últimos anos graças aos avanços nas pesquisas científicas, que buscam arduamente por novos tratamentos e métodos de prevenção. Para debater esse tema, a União Pró-Vacina e o grupo de divulgação científica Ilha do Conhecimento promovem no dia 24 de junho, a partir das 19h, uma edição especial do Vacina Talks.

O evento é on-line, aberto a todos os públicos e será transmitido pelo canal da União Pró-Vacina no YouTube

Com o tema 40 anos da descoberta do HIV: Conquistas da ciência e o que ainda falta ser alcançado, o evento vai abordar as principais vitórias da ciência no combate a essa doença, em especial resultados promissores em uma vacina contra o HIV, e também discutir o enfrentamento ao preconceito e a garantia do acesso às informações a respeito dessas novas abordagens por pessoas que vivem com HIV.

Os convidados desse debate são a economista Mônica de Bolle, o infectologista Bernardo Porto Maia e o assistente social Dario Coelho. A moderação é do integrante do Ilha do Conhecimento Robson Amaral.

Mais informações sobre o evento: upvacina@usp.br.

Sobre os palestrantes

Mônica de Bolle é economista, professora da Johns Hopkins University e pesquisadora sênior no Peterson Institute for International Economics.

Bernardo Porto Maia é médico infectologista, coordenador médico de pesquisa clínica no Hospital Emílio Ribas e coordenador da equipe médica do estudo Mosaico do Hospital Emílio Ribas, que está testando uma vacina contra o HIV no Brasil.

Dario Coelho é assistente social, vive há 18 anos com o vírus HIV e é militante na luta pelos direitos humanos de pessoas vivendo com HIV.

Sobre o Vacina Talks

O Vacina Talks é uma iniciativa da União Pró-Vacina em parceria com o grupo de divulgação científica Ilha do Conhecimento, criado em 2021. O projeto promove lives mensais com pesquisadores de destaque no cenário científico para debater questões relacionadas à vacinação em geral. Os eventos são transmitidos no canal da União Pró-Vacina no YouTube.

Para receber mais informações sobre as iniciativas, eventos e atividades da União Pró-Vacina, inscreva-se também no canal do Telegram: t.me/upvacina.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.