O ex-estudante da USP João Vitor Romania Balbino, mais conhecido como Jão, é cantor, compositor e publicitário. O artista ganhou destaque com o lançamento do single Imaturo, e mais tarde, seu segundo álbum, Anti-herói. Com uma discografia composta por quatro álbuns, Jão se consolidou como um fenômeno nacional, acumulando três MTV Millennial Awards Brasil, um Prêmio Multishow de Música Brasileira, um Troféu Imprensa e Internet, além de duas indicações ao Grammy Latino.
Pirata, seu terceiro álbum de estúdio, é descrito pelo próprio Jão como uma obra sobre recomeços. Este projeto é o terceiro de uma série de quatro álbuns que representam os quatro elementos — terra (Lobos), ar (Anti-Herói), água (Pirata) e fogo (Super).
O álbum Pirata foi indicado ao Grammy Latino de 2022 na categoria Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa, enquanto a faixa Idiota foi indicada para Melhor Canção em Língua Portuguesa. Além disso, Pirata foi eleito Álbum do Ano no MTV Miaw Brasil 2022 e recebeu uma indicação na mesma categoria no Prêmio Multishow de Música Brasileira 2022 (com informações da Wikipédia).
A primeira faixa do álbum, Clarão, composição de Jão, Pedro Tófani, Zebu, aborda a libertação de amarras emocionais e o desejo de viver um amor sem se preocupar com as consequências (com informações da letras.mus).
Ao som de Clarão, Beatriz Guimarães, estudante de Têxtil e Moda na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP Leste, participou da enquete do programa Mosaicos Culturais, da Rádio USP. Beatriz descreveu a canção como um “grande pop animado” e destacou que, para ela, as melhores músicas são aquelas que combinam uma letra impactante com um instrumental que mistura diversos sons.
Ouça o podcast no link acima
O programa celebra a diversidade cultural, a riqueza da música brasileira e cria um senso de comunidade. O objetivo é dar voz aos estudantes da USP por meio de entrevistas sobre gostos e percepções musicais . Este podcast reproduz a experiência de escuta no programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que Estudantes Ouvem , transmitido nos dias 16 e 17 de setembro de 2024.
Cada música é um universo particular. Nos mais recentes 100 episódios do Mosaicos Culturais, a equipe do programa mergulhou nas playlists de estudantes da USP e descobriu histórias de vida, paixões e sonhos. Através das canções escolhidas, a comunidade universitária compartilhou experiências, memórias e visões de mundo. Saiba mais sobre essas histórias na reportagem especial sobre a comemoração dos 100 episódios dos Mosaicos Culturais.
Se você deseja se juntar a nós nessa jornada musical, basta enviar um áudio compartilhando as melodias que embalaram seus dias e também as próprias interpretações sobre a interseção entre música e cinema. Estamos ansiosos para ouvir sua contribuição! Sua participação é essencial para enriquecer nosso dropes!
Entre em contato conosco pelo número do nosso WhatsApp: (11) 972815789.
Por Regina Lemmi
Estagiária sob supervisão de Magaly Prado
Mosaicos Culturais
Ouça o que estudantes ouvem
Estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você anda ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP pelo WhatsApp (11) 97281-5789.
Mosaicos Culturais vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h na Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), e ainda via internet, através do site da emissora no link jornal.usp.br/radio/. É possível também sintonizar a versão podcast pela internet em jornal.usp.br/podcasts/ Todos os episódios de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis na página de seu arquivo neste link.
Apresentação e edição: Caroline Kellen
Identidade sonora e produção: Bruno Torres
Edição: Cid Araujo
Supervisão: Magaly Prado
.