.
O livro Cloroquination: Como o Brasil se tornou o país da cloroquina e de outras falsas curas para a covid-19, de autoria do farmacêutico Flavio Emery, professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, e da jornalista Chloé Pinheiro foi eleito como um dos melhores livros de 2022 pela revista Quatro Cinco Um. Os livros eleitos foram indicados e votados pelos colaboradores e resenhistas da revista dedicada ao mercado literário e mantida pela Associação Quatro Cinco Um, organização sem fins lucrativos voltada à difusão do livro, das ciências, da literatura e dos direitos humanos na sociedade brasileira.
Indicado na categoria de Ciências Sociais, o livro tem como um dos destaques a avaliação do epidemiologista Pedro Hallal, da Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, de que uma a cada cinco mortes poderia ter sido evitada até junho de 2021 com melhor gestão da pandemia. Além disso, os autores também chamam a atenção para uma indústria farmacêutica nacional que sozinha dominou 85% do mercado de fármacos através da venda de Ivermectina, chegando ao primeiro lugar em um período de 2021, com 82 milhões de embalagens vendidas.
Com informações apuradas até março de 2022, o livro traz dados e entrevistas de diferentes perspectivas para abordar como e porque o Brasil acreditou e disseminou tantas falsas curas para o coronavírus.
A obra, com 374 páginas, pode ser adquirida na Livraria Travessa ou em formato e-book.