Festival Música Nova celebra centenários de Gilberto Mendes e da Semana de Arte Moderna

Programação virtual e gratuita acontece de 21 a 26 de março com mais de 30 atividades artísticas

21/03/2022 - Publicado há 2 anos

Uma verdadeira polifonia artística compõe a programação gratuita e virtual do 56º Festival Música Nova Gilberto Mendes (FMN), o mais duradouro e importante festival de música contemporânea da América Latina, que ocorrerá com sessões de 21 a 26 de março pelo canal do Festival Música Nova Gilberto Mendes no YouTube.

Ao todo, são mais de 30 ações artísticas, incluindo concertos, palestras, oficinas, sessões de videodança, cinema e literatura. Participam dessa edição grandes nomes ligados à música contemporânea, como o maestro Júlio Medaglia, Livio Tragtenberg, Arrigo Barnabé, André Mehmari, Rubens Ricciardi, o coletivo Percutindo Mundos, Antonio Eduardo, além de consagrados críticos e pensadores da música e da arte contemporânea como o poeta Augusto de Campos, os jornalistas João Marcos Coelho, Camila Fresca, os pesquisadores Ansgar Haag (Suiça), Piero Niro (Itália), Teresinha Prada (UFMT) e Jean Goldenbaum (Alemanha). Participam também as sopranos Adriana Bernardes e Lucila Tragtenberg, as pianistas Sabrina Shulz e Renata Taormina, as bailarinas Maria Lisboa, Valéria Alves, Christiane Amici, Michelle Carneiro e a coreógrafa Luciana Raccini.

O festival conta ainda com o lançamento do livro Poéticas do agora, uma edição da Imaginário Coletivo que reúne artigos musicais de diversos pensadores sobre a música nova e Gilberto Mendes.

A atual edição comemora o centenário de Gilberto Mendes. Nascido em Santos, litoral paulista, no ano de 1922, Mendes é um compositor do mundo, ou melhor, um compositor de mundos. Reverenciado por sua obra inventiva e múltipla, foi o criador do Festival Música Nova em 1962, ano que marcaria indelevelmente sua fase experimental e revolucionária. Em sua homenagem a programação contará desde duos até concertos de piano, o panorama versátil abrangerá também a música eletroacústica e a música contemporânea caiçara. São dezenas de artistas renomados que, em sessões realizadas em Cubatão, Ribeirão Preto, Santos, São Paulo e São Vicente apresentarão peças consagradas e obras inéditas de compositores de todo o mundo.

A abertura será nesta segunda, às 19 horas, com depoimento do maestro Júlio Medaglia e concertos de Arrigo Barnabé, André Mehmari, Percutindo Mundos e Livio Tragtenberg com obras compostas especialmente para o festival em estreia mundial. Em seguida, o pianista e compositor Rubens Russomanno Ricciardi e a mezzosoprano Sarah Migliori apresentam repertório com peças de Hanns Eisler e Gilberto Mendes. A ousada iniciativa cultural tem direção artística de Lucas Galon (USP – Ribeirão Preto) e Márcio Barreto (Imaginário Coletivo de Arte – Santos), tendo como professor responsável o compositor e maestro Rubens Russomanno Ricciardi (USP – Ribeirão Preto).

Além de Gilberto Mendes esta edição comemora os 60 anos do Festival Música Nova (1962-2022), os 100 anos da Semana de Arte Moderna, os 60 anos de morte de Hanns Eisler (1898-1962) e é também uma homenagem ao acadêmico Régis Duprat (1930-2021).

O 56º Festival Música Nova Gilberto Mendes é uma realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, por meio do ProAC Direto (Programa de Ação Cultural), Imaginário Coletivo de Arte em parceria com o Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (DM-FFCLRP-USP), Academia Livre de Música e Artes (Alma – Ribeirão Preto), ETMD Ivanildo Rebouças da Silva (Cubatão) e Associação dos Artistas (São Vicente).

A programação completa está disponível neste link.

Por: Marcela Moreira, Assessoria de Imprensa da USP Filarmônica