Festival Música Nova começa neste sábado

Em sua 55ª edição, evento gratuito terá até dia 22 mais de 20 atrações, como concertos, oficinas e palestras

 09/04/2021 - Publicado há 3 anos
O Festival Música Nova é o mais antigo festival de música contemporânea em atividade na América Latina – Foto: Reprodução

 

A 55ª edição do Festival Música Nova Gilberto Mendes, o mais duradouro festival de música contemporânea da América Latina, começa neste sábado, 10 de abril, a partir das 20 horas, com transmissão on-line pelo canal da USP Filarmônica no Youtube.

Abre a programação um concerto sequencial de violões, violas e instrumento de sopros, com músicas dos compositores ribeirão-pretanos Lucas Galon, Rafael Fortaleza e José Gustavo Julião de Camargo, além de obras de Béla Bartók e David Liebman.

Os intérpretes são Gustavo Silveira Costa, violonista e violeiro; Samuel Pompeo, multi-instrumentista de sopros, e José Gustavo Julião de Camargo, que, além de violeiro e compositor, interpreta obra autoral em estreia mundial.

No domingo, às 20 horas, o programa é voltado para piano, flautas e canto, com obras de Lucas Galon, Thomas Hennig, Silas Palermo, César Guerra-Peixe, Edmundo Villani-Côrtes, Edgard Varèse e Lucas Pigari.

As obras de domingo serão interpretadas pelos artistas Allan Duarte Manhas, no piano; Thaina Souza e Sérgio Cerri, na flauta, e Flávia Botelho, piano. A noite será marcada por três peças em estreia mundial.

Já na segunda-feira, o concerto do Música Nova conta com sequência de obras para clarinete, violoncelo, flauta e guitarra elétrica. São destaques as obras de Svante Henryson, Guillaume Connesson, Silvia Maria Pires Cabrera Berg e Vitor Zafer, em estreia mundial.

O concerto de segunda conta com interpretações de Igor Picchi Toledo, no clarinete, Ladson Bruno Mendes, no violoncelo, Sara Lima, na flauta, e Vitor Zafer, na guitarra elétrica.

A programação completa está disponível no site do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP.

O 55º Festival Música Nova Gilberto Mendes é uma realização do Imaginário Coletivo de Arte, com apoio do governo estadual, via Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC) Expresso LAB e do governo federal, pela Lei Aldir Blanc. O festival acontece em parceria com o Departamento de Música da FFCLRP, Academia Livre de Música e Artes (Alma) e a ETMD Ivanildo Rebouças da Silva.

Com informações de Marcela Moreira, assessora de Imprensa da USP Filarmônica 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.