Feira de Arte Solidária é o destaque do “Express Cultura” desta quinta-feira (14/12)

A artista plástica Geciane Porto, junto ao Grupo de Apoio à Criança com Câncer e à artista Magali Camacho, realiza a primeira Feira de Arte Solidária, neste sábado (16), no Rotary Club, das 13h às 19h

14/12/2023 - Publicado há 5 meses
Geciane Porto é uma das artistas presentes na 1ª Feira de Arte Solidária de Ribeirão Preto – Foto: Geciane Porto
Logo da Rádio USP

Express Cultura desta quinta-feira (14/12) traz como destaque entrevista com Geciane Porto, artista plástica que, junto ao Grupo de Apoio à Criança com Câncer, o Gacc, e à artista Magali Camacho, realiza o GACCor, a 1ª Feira de Arte Solidária, neste sábado (16), no Rotary Club, no Jardim Irajá, das 13h às 19h. O evento conta com a exposição e venda de obras de mais de 22 artistas locais, sendo que 50% do valor de cada obra comprada será destinado ao GACC. A iniciativa busca unir arte e solidariedade, através de obras com diferentes estilos artísticos. A entrada é gratuita. Na sua entrevista para o Express Cultura, Geciane Porto aborda a origem da ideia para a realização da feira, discute suas próprias obras que estarão em exposição e também comenta sobre os outros artistas que participam  do evento.

Na Biblioteca Sinhá Junqueira, tem a oficina Tintas Naturais, com Vitória Campos, engenheira ambiental. A atividade propõe a criação de tintas a partir de materiais como sementes, algas, solo, raízes, cascas, carvão, folhas, flores e frutos, todos naturais, reciclados ou reutilizados. A oficina é gratuita e começa às 14h30, na Biblioteca Sinhá Junqueira, que fica na Rua Duque de Caxias, 547.

Já no Sesc, tem sessão de cinema às 15h. O longa escolhido foi Os Goonies, do diretor Richard Donner. O filme narra a história de um grupo de amigos que encontra um mapa do tesouro e começa a seguir as pistas, entrando em um mundo subterrâneo de passagens secretas e perigosas armadilhas. A sessão é gratuita e acontece no Galpão do Sesc, na Rua Tibiriçá, 50, com limitação de 70 lugares, que serão preenchidos por ordem de chegada. A retirada dos ingressos começa uma hora antes do início da exibição.

Outra dica de filme é o longa Puan, no CineClube Cauim, às 19h30. Da diretora Mária Alché, o filme narra a história de Marcelo, um professor de filosofia na Universidade Pública de Buenos Aires, que quer ser promovido a chefe do departamento. Mas seus planos podem ser arruinados por Rafael, um professor com experiência em universidades europeias que retorna à Argentina para brigar pelo cargo. A sessão é gratuita e tem limitação de 100 lugares, que serão ocupados por ordem de chegada. O CineClube Cauim fica na Rua Olavo Bilac, 135.

Nesta quinta e sexta-feira continuam as atrações culturais da 2ª Edição do Natal do Palácio. O evento é gratuito e contempla grupos de danças, corais e concertos de Ribeirão Preto. São duas atrações por dia, todas começam às 19h30 e são realizadas no Palácio do Rio Branco, na Praça Barão do Rio Branco.

E no Instituto A Fábrica, tem a exposição Meu Primeiro Video-Game, que conta com mais de 220 videogames antigos. A exposição é gratuita e se estende até 20 de dezembro, com horário de visita das 10h às 18h. O Instituto A Fábrica fica na Rua Mariana Junqueira, 33, no centro da cidade.

Encerrando o Express Cultura desta quinta-feira, tem show da Banda Paradise, que se apresenta no Vila Dionísio, às 23h. Eles tocam pop rock. O Vila Dionísio fica na Rua Eliseu Guilherme, 567, e o ingresso pode ser comprado pelo site viladionisio.com.br ou presencialmente e custa R$ 20.

*Estagiário sob supervisão de Mel Vieira, Ferraz Junior e Rose Talamone

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana.