“Express Cultura” desta sexta-feira traz músicas e festivais para o final de semana

Destaque para o grupo Annuar, que se apresenta no sábado no Teatro do Campus da USP

18/11/2022 - Publicado há 1 ano

Grupo Annuar – Foto: Thainá Rossati

Fruto da movimentação cultural do interior paulista, o grupo Annuar é destaque no Express Cultura desta sexta-feira (18/11). Com referências da música afro-brasileira e da força da poética preta, o show do álbum Um olhar para dentro e um pouco de nós para fora, será neste sábado (19/11), às 20 horas, no Teatro do Campus da USP em Ribeirão Preto. A entrada é livre, gratuita, e obrigatório o uso de máscara.

Nesta sexta-feira (18/11), às 22 horas, a Banda Balaco apresenta o Baile do Síndico no Armazém Baixada, Rua Duque de Caxias, 141. Tocando clássicos de Tim Maia, Jorge Ben, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Alceu Valença e Baiana System, a banda propõe uma noite de grooves brasileiros. O valor varia entre R$ 20 e R$ 25, que devem ser pagos no evento. É proibida a entrada de menores de 18 anos.

Ainda nesta sexta-feira, a partir das 21 horas, a cantora Sandy traz a Ribeirão Preto a turnê que marca o seu retorno aos palcos e se apresenta no Centro de Eventos RibeirãoShopping, Av. Coronel Fernando Ferreira Leite, 1.540. Os ingressos variam de R$ 120 a R$ 240, e estão disponíveis on-line pelo site da Eventim ou na bilheteria do Centro de Eventos. A abertura dos portões está marcada para 19h30 e a classificação indicativa do show é de 18 anos. Na Fábrica de Extintores, Rua Flávio Uchôa, 2.151, a partir das 22h30, tem a primeira edição do Forreggae na Fábrica com a presença dos artistas Thais Nogueira, Forró Fulô e DJ Charles trazendo muito forró, xote, baião e reggae. O evento é destinado a maiores de 18 anos e o valor da entrada varia entre R$ 20 e R$ 30.

Já no sábado (19/11), além do grupo Annuar, a cidade recebe o grupo de samba Raça Negra. O grupo se apresenta às 19 horas no Quinta Linda Centro de Eventos, Av. Anhanguera, quilômetro 303, com ingressos que variam de R$ 200 a R$ 6.000 (que dá direito a vinte lugares) e que podem ser comprados pela internet, no site da uhuu.com, ou na bilheteria da Arena Eurobike, Av. Costábile Romano. Ainda no sábado, o Sesi de Ribeirão, Rua Dom Luís do Amaral Mousinho, 3.465, apresenta um Sarau Cultural gratuito e aberto ao público, com apresentações voltadas para o público infantil e oferecidas pelos próprios alunos da escola. O sarau começa às 9 horas e não tem necessidade de inscrição prévia. E a Biblioteca Sinhá Junqueira, Rua Duque de Caxias, 547,  apresenta, das 12 às 19 horas, o primeiro Festival Potências Pretas. O evento busca valorizar a representatividade preta nas artes através de debates, literatura, samba, poesia, rap, funk, grafite e música preta. Batuka Nega, Geovani Martins, Thata Alves, Soberana Ziza, Minas do Capturarte, MC Carol ZN, Mina Lua, Avinny e Vinicius Preto têm presença confirmada no festival que é gratuito e tem acesso livre.

No domingo (20/11), em comemoração ao Dia da Consciência Negra, o Centro Cultural Orùnmilá, Rua Rafael Defina, 43, promove o Festival Ojo Aiku. O evento que começa às 16 horas faz referência à luta pelos direitos dos negros e pela manutenção da cultura afro-brasileira. Entre as atrações previstas estão: DJ Rogério Brito, Slam da Cana, Firma O Ponto, Annuar, Roda de Capoeira, Samba de Roda, rapper Indinho Psicodélico, Afoxé Orùnmilá, o reggae de Marcelo Capela, Maracatú Navegante e a Dj Vanessa. A entrada é gratuita. Ainda no domingo, às 17 horas, o grupo Gumboot Dance Brasil apresenta o espetáculo Yebo. Com um dialeto sonoro a partir de batidas nas botas de borracha, o espetáculo percussivo traz danças e sons abordando a exploração das minas e dos povos levados pela extração de minério. O espetáculo, realizado no Teatro Municipal, tem entrada gratuita e ingressos retirados com uma hora de antecedência, na bilheteria do teatro.

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar às segundas, quartas e sextas-feiras, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Laura Oliveira e Vinícius Botelho, estagiários.