Exposição itinerante “90 Anos: Uma Jornada Imersiva Por Nossos Museus” é destaque do “Express Cultura” desta sexta-feira (12/4)

A exposição que celebra os 90 anos da USP estreia hoje (12), às 16h, no Instituto de Estudos Avançados de Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP, e se encerra no dia 10 de maio

12/04/2024 - Publicado há 3 meses
Logo dos 90 anos da USP – Foto: Jornal da USP
Logo da Rádio USP

Express Cultura desta sexta-feira (12/4) traz como destaque entrevista com o professor Hussan El Dine Zaher, pró-reitor adjunto de Cultura e Extensão Universitária da USP, que traz detalhes sobre a exposição itinerante 90 Anos: Uma Jornada Imersiva Por Nossos Museus, celebração aos 90 anos da USP. A cerimônia de abertura da mostra itinerante é hoje (12), às 16h, no Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP, e se encerra no dia 10 de maio. Em seguida, a exposição itinerante vai a outros campi da USP, em Pirassununga, Bauru, São Carlos, Piracicaba e Lorena, e se encerra na capital no início de 2025.

Durante todo o final de semana, no estacionamento do Shopping Iguatemi, acontece o Champions Beer, o maior festival de cervejas artesanais de São Paulo. A entrada é gratuita e começa nesta sexta-feira, às 17h, e termina às 22h. No sábado (13) e no domingo (14) vai ser o dia todo, das 11h até o fechamento do shopping.

Sexta-feira, sábado e domingo, a companhia de Teatro Epigenia apresenta a peça De Perto Ninguém é Normal no Teatro do Sesi. Com classificação indicativa de 14 anos, e ingressos gratuitos, que devem ser reservados pelo Meu Sesi, a peça começa, sexta-feira e sábado, às 20h, e domingo, às 19h.

Já no Sesc, nesta sexta-feira, tem duas apresentações gratuitas: o grupo Ari e os Capangas, às 20h, no auditório do Sesc, e o duo Justu, às 20h40, na Convivência do Sesc.

As Sextas Sonoras, projeto do Cine Cauim, apresenta o grupo Pó de Café. O Cine Cauim fica no Memorial do Aquífero Guarani, na Rua Olavo Bilac, 135, na Vila Seixas. O espaço abre às 19h e o show começa às 20h30 e, nesta noite, será precedido pelo lançamento do minidocumentário Suíte do Café, que retrata os bastidores da gravação do último álbum do grupo em colaboração com a USP Filarmônica. Os ingressos estão à venda por R$ 20 na portaria do Cauim e a classificação é livre.

Na programação da 17ª Mostra de Teatro TPC, a peça desta sexta-feira é Um Homem é Um Homem, de Brecht. A apresentação começa às 20h, no Teatro Municipal, com ingressos que custam R$ 20 a meia-entrada e R$ 40 a inteira, que devem ser reservados pelo WhatsApp (16) 3964-5549 ou presencialmente, no Colégio TPC, na Rua Comandante Marcondes Salgado, 731.

No sábado, são três peças na programação da Mostra de Teatro TPC. Às 11h tem o espetáculo infantil O Fantástico Mistério de Feiurinha, às 16h é a vez do espetáculo infantil Aladdin, e às 20h tem a peça A Febre NoturnaAs peças estão no Teatro Municipal e custam R$ 20 a meia-entrada e R$ 40 a inteira.

Em comemoração ao dia Mundial do Café, o Museu Casa de Portinari, em Brodowski, promove o evento Aromas e Sabores da Casa de Portinari – Especial Dia do Café. A entrada é gratuita e para mais informações o museu disponibiliza o número 16 3664-4284.

A Fábrica será palco do evento Bora Jogar!, que traz uma imersão, através dos óculos Apple Vision Pro, além de atividades envolvendo realidade virtual e aumentada, jogos de videogame, palestras e workshops. Nos dois dias o evento começa às 9h e termina às 14h, na Fábrica, Rua Mariana Junqueira, 33.

Já na Biblioteca Sinhá Junqueira, a Banda Monroe se apresenta às 16h. O show é composto de oito músicas autorais e cinco releituras de artistas nacionais. A apresentação é gratuita.

Também às 16h, no Sesc, tem a apresentação infantil O Showzinho que Deu pra Fazer. Com acesso livre, gratuito e capacidade para 100 pessoas, e a apresentação será na área de Convivência do Sesc.

Ainda no sábado, o Theatro Pedro II será palco do concerto Réquiem, de Mozart, com a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. Sob a regência de Reginaldo Nascimento, o programa inclui também a Sinfonia em Si menor, de Antonio Vivaldi. Os ingressos variam de R$ 40 a R$ 140, e o concerto começa às 19h30.

No domingo tem Feira de Artesanato na Praça José Mortari, na Vila Tibério. O evento é gratuito e conta com a participação de diversos grupos de artesãos, além de apresentações de música, dança e contação de histórias. Começa às 9h, no cruzamento da Rua Monte Alverne com a Rua 2 de Julho.

Também pela manhã, tem concerto gratuito da Série Juventude. A orquestra é regida por Reginaldo Nascimento e na apresentação os músicos interagem com o público, explorando temas como a história da música e seus compositores. A apresentação será no Theatro Pedro II, às 10h, e tem classificação livre.

A última dica do Express Cultura são as três peças infantis no domingo, dentro da programação da 17° Mostra de Teatro TPC. Às 11h, tem o espetáculo A Gata Borralheira, às 15h, outra peça, O Céu Ainda Tem Estrelas, e, por último, às 18h, tem a peça Danke. As três apresentações serão no Teatro Municipal, e custam R$ 20 a meia-entrada e R$ 40 a inteira, com ingressos que devem ser reservados on-line pelo WhatsApp (16) 3964-5549 ou presencialmente, na Escola de Teatro TPC.

*Estagiária sob supervisão de Ferraz Junior

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana.