Estudo convoca profissionais da saúde para avaliar eficácia de denúncia de maus-tratos

Etapa de projeto internacional vai adaptar ao Brasil modelo de avaliação de denúncias de maus-tratos infantojuvenis criado na Austrália

23/10/2023 - Publicado há 6 meses
Podem participar profissionais que atuam no Brasil por pelo menos um ano – Foto: Mara Daruich /via Flickr – CC

Pesquisa da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP chama profissionais da saúde para participar de estudo que avalia o cuidado e a atenção às crianças e aos adolescentes vítimas de maus-tratos no Brasil. A pesquisa faz parte da fase de adaptação, para o uso brasileiro, da ferramenta Child Abuse and Neglect Reporting Self-Efficacy Questionnaire (CANRSE), desenvolvida pela professora Jennifer Fraser da Universidade de Sydney, Austrália.

O trabalho integra o projeto Maus-tratos contra crianças e adolescentes, fatores associados à autoeficácia de profissionais da saúde para a notificação dos casos e vulnerabilidades: estudo colaborativo internacional, coordenado pela professora da EERP Claudia Benedita dos Santos, que envolve colaboradores nacionais e internacionais (Alemanha, Austrália, Moçambique, Portugal e Angola).

Para participar, os profissionais da saúde, que tenham atuado no Brasil com crianças e adolescentes por pelo menos um ano, devem responder a um questionário on-line neste link.

Informações sobre o projeto com a professora Cláudia pelo e-mail cbsantos@eerp.usp.br