Entrevista com Oswaldo de Camargo é destaque no “Express Cultura” desta quarta-feira (29/3)

Expoente da literatura negra no Brasil, poeta participa de bate-papo no Sesc Ribeirão

29/03/2023 - Publicado há 1 ano
Oswaldo de Camargo participará de bate-papo sobre suas poesias e importância dos griots – Foto: Shel Almeida/Secom-SP
Logo da Rádio USP

O Express Cultura desta quarta-feira (29/3) traz como destaque a entrevista com Oswaldo de Camargo, poeta expoente da literatura negra brasileira, além de ex-revisor do jornal O Estado de S. Paulo e ex-redator do Jornal da Tarde. Camargo participa, a partir das 19h30, no Sesc de Ribeirão Preto, do Encontro de Griots, um bate-papo mediado pela escritora, poeta, educadora, gestora e produtora cultural Neide Almeida. A reunião busca falar sobre a importância dos griots – pessoas que contam histórias e narram acontecimentos de um povo – na luta antirracista. O evento é livre para todos os públicos, gratuito e acontece na biblioteca do Sesc, que fica na Rua Tibiriçá, 50.

A Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto (Alma) abriu inscrições para a seleção de alunos deste ano. As vagas disponíveis são nas áreas de canto coral e instrumentos musicais. Há vagas para jovens de 13 a 21 anos, em nível intermediário e avançado, nos cursos de violino, viola, flauta transversal, contrabaixo e percussão. Já para crianças iniciantes, de 8 a 12 anos, tem o canto coral infantil. A Alma atende cerca de 200 alunos e as audições têm o objetivo de preencher as vagas abertas por quem deixou a academia. A inscrição pode ser efetuada neste link até o dia 6/4. Além de preencher o cadastro, os candidatos de instrumentos devem enviar um vídeo de no máximo três minutos, gravado na horizontal, com uma peça musical de livre escolha. A Alma fica na Rua Ângelo de Paschoal, 59, no Alto da Boa Vista.

O Projeto Nau exibe às 19 horas, no espaço A Fábrica, o curta-metragem francês Logorama, vencedor do Oscar em 2010 e dirigido por François Alaux, Hervé de Crecy e Ludovic Houplain. A animação mostra a cidade de Los Angeles tomada por mascotes e logos de diversas empresas, além de uma ocorrência policial que envolve uma perseguição ao símbolo de uma conhecida rede de restaurantes. Na sequência, a professora de filosofia Vera Borges e a escritora Tatiana Brechani realizam uma roda de conversa sobre a sociedade de consumo. A entrada é gratuita e aberta a todos que visitarem A Fábrica, localizada na Rua Mariana Junqueira, 33, no Centro.

O Vila Dionísio recebe a banda Caliwood, que traz no repertório muito pop e principalmente rock, com bandas como Red Hot Chili Peppers, Blur, Arctic Monkeys e System Of A Down, além de canções nacionais. A reserva de mesas deve ser feita neste link e custa R$ 30,00, com dois ingressos inclusos. Demais entradas devem ser adquiridas de forma individual, a R$ 15,00 cada. A casa abre às 20 horas e o show começa às 22 horas. O Vila Dionísio fica na Rua Eliseu Guilherme, 567.

O CineCiência, promovido semanalmente pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP em Ribeirão Preto (FFCLRP), revelou que o filme desta semana é Tenet, do diretor Christopher Nolan. O longa é de ação e foi lançado em 2020. Nele, O Protagonista, um agente da CIA recrutado por uma organização misteriosa para impedir que um oligarca russo inicie a 3ª Guerra Mundial, tem a seu favor uma arma que faz o tempo correr ao contrário. A classificação indicativa é de 14 anos e o filme vai ao ar nesta quinta-feira (30/3), às 15 horas, no anfiteatro do bloco 4, o Bloco Didático das Exatas. A entrada é gratuita e aberta a todos, inclusive para quem não faz parte da comunidade da USP.

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Hugo Luque, estagiário.