Entrevista com Eric Assmar é destaque no “Express Cultura” desta quinta-feira (23/3)

Músico apresenta show de lançamento de novo álbum no Sesc Ribeirão

 24/03/2023 - Publicado há 1 ano
Por
Eric Assmar traz show de blues ao Sesc Ribeirão – Foto: Uanderson Brittes
Logo da Rádio USP

O Express Cultura desta quinta-feira (23/3) traz como destaque a entrevista com Eric Assmar, que realiza, no Sesc de Ribeirão Preto, seu novo show de lançamento do álbum de blues Home, seu terceiro disco de estúdio. Filho do guitarrista Álvaro Assmar, pioneiro do gênero na Bahia, Eric volta ao local onde se apresentou em 2011, no festival Sesc In Blues. O show do artista baiano tem entrada livre e gratuita. Ele sobe ao palco às 20 horas, no espaço de convivência do Sesc, que fica na Rua Tibiriçá, 50.

Martin Barre, ex-guitarrista da icônica banda Jethro Tull, anunciou que a parte sul-americana de sua turnê comemorativa de 50 anos do clássico álbum Aqualung passará por Ribeirão Preto em 25/11. O espaço utilizado para a apresentação ainda não foi anunciado. Barre se juntou ao grupo de rock progressivo em 1969, quando o projeto liderado por Ian Anderson tinha apenas dois anos. Desde então, a banda britânica compôs diversos sucessos ao longo de quatro décadas, até o hiato no ano de 2011 para que seus membros pudessem investir em carreiras solo. Entre os grandes momentos do guitarrista com o Jethro Tull, está justamente o Aqualung, que ganhou destaque com a faixa homônima em 1971. O solo de Martin nessa faixa foi, inclusive, classificado como um dos maiores da história por várias revistas especializadas no Reino Unido e nos Estados Unidos. Além de Ribeirão, o artista ainda tem apresentações marcadas para novembro nas cidades de Porto Alegre, São Paulo, Vitória, Buenos Aires, Santiago e Lima.

Outros espetáculos também movimentam os palcos da cidade e da região. No Teatro Municipal de Ribeirão, os artistas Preto Davi, Bruno Guaxi e o DJ Brz Prod, além da dupla Real Street, realizam um show de rap e trap das 18h30 às 21h30. A abertura fica por conta de Mateus Silva, com uma apresentação de jazz no piano. A entrada é um gibi ou livro em bom estado e o evento é livre para todos os públicos. O Teatro Municipal fica no Morro de São Bento.

No Teatro Municipal de Batatais, o grupo Art Musique apresenta a versão em português do espetáculo La Serva Padrona, em parceria com o Porão Produções Culturais, às 20 horas. A ópera cômica de Giovanni Battista Pergolesi e Gennaro Federico data de 1733 e traz uma sátira social em que o povo triunfa sobre os burgueses. Além da adaptação ao português, o concerto também terá a presença de um intérprete em Libras. A classificação indicativa é de dez anos e a entrada é gratuita. O Teatro Municipal de Batatais fica na Praça Dona Carolina Zanetti Soriani, no Centro.

De volta a Ribeirão, a artesã, figurinista, bordadeira e oficineira Zezé Cherubini apresenta nesta sexta (24/4), às 10 horas, o espetáculo Um Vestido Para Ti: Costurando Uma Performance. Acompanhada de sua máquina de costura, Zezé, que também é atriz, realiza todos os passos para criar um vestido em uma performance conjunta com o público. A apresentação é livre, gratuita e acontece no Calçadão da Rua General Osório, no Centro.

A Biblioteca Sinhá Junqueira recebe nesta quinta, a partir das 15 horas, o primeiro dia da oficina de bordado livre com Maisa Martinez. Serão ensinados pontos básicos de bordado, como o ponto atrás, o rococó e o cheio. O objetivo do projeto é mostrar que o bordado significa tecer a própria identidade, além de valorizar a história da técnica que, inicialmente, servia para a sobrevivência e proteção dos seres humanos. Não é obrigatório ter um bastidor, mas a organização alerta que ter um pode facilitar o processo. Na setxa, último dia do projeto, o encontro também acontece às 15 horas. O curso é livre e gratuito, mas é necessário assinar uma lista de inscrição disponível na chegada, o que garante a presença nos dois dias. A Biblioteca Sinhá Junqueira fica na Rua Duque de Caxias, 547, no Centro.

Na agenda musical desta quinta, o destaque é o show das bandas Drowned In Fire, Pink Pineapple e Até O Fim, na Quinta Autoral do Hashtag Bar. O evento promete apresentações de metal e hardcore a partir das 22 horas, mas o bar abre mais cedo, às 19 horas. O ingresso custa R$ 10,00 e pode ser comprado na portaria. O Hashtag Bar fica na Rua São José, 1.565, no Boulevard.

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Hugo Luque, estagiário.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.