Em edição especial, revista europeia de física comemora parceria de pesquisadores brasileiros e alemães

A publicação, que teve como um dos editores o professor Antonio Carlos Roque da Silva Filho, do Departamento de Física da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP, homenageia sucesso de projeto financiado pela Fapesp e pela Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa

01/04/2022 - Publicado há 2 anos

A revista Europhysics News, da Sociedade Europeia de Física, associação que reúne 38 sociedades de física da Europa, destacou em edição especial, em fevereiro deste ano, a publicação do The European Physical Journal Special Topics (EPJST) sobre Fenômenos Dinâmicos em Redes Complexas, lançada em comemoração ao projeto de colaboração entre pesquisadores brasileiros e alemães que trabalham na área de clima, neurociência, física e matemática.

A publicação do The European Physical Journal Special Topics apresenta 33 artigos na área de redes dinâmicas e suas aplicações, entre eles quatro de autoria do professor Antonio Carlos Roque da Silva Filho, do Departamento de Física da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, sendo três em coautoria de ex-alunos da pós-graduação, orientados por Silva Filho. “A publicação é uma homenagem ao projeto temático na área de Fenômenos Dinâmicos em Redes Complexas, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e pela Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG)”, relata o professor.

A homenagem celebra os 11 anos de colaboração intensa entre os pesquisadores envolvidos no projeto temático, conta o professor, por isso foi “planejada esta edição especial, em que foram convidados todos os participantes para escreverem artigos fazendo uma espécie de revisão do que foi feito nesse período” com artigos novos e originais.

Professor Antonio Carlos Roque da Silva Filho, um dos editores da versão especial da revista europeia The European Physical Journal Special Topics – Arquivo pessoal

De acordo com o professor, o projeto “foi um enorme sucesso”, dando origem a mais de 250 publicações em revistas científicas de alto impacto das diversas áreas envolvidas nessa colaboração. No artigo de apresentação, os pesquisadores dizem esperar que a revista contribua para as discussões sobre os avanços no campo das redes dinâmicas e estimule novos estudos. Nesse sentido, Silva Filho destaca artigos inovadores na área de clima, frutos do projeto, que mostram “peculiaridades das mudanças climáticas na Amazônia”.

Silva Filho também foi o editor do volume especial da EPJST junto com Jurgen Kurths, consultor sênior do Instituto Potsdam de Pesquisas sobre o Impacto Climático (PIK) e professor e consultor sênior na Universidade de Humboldt, na Alemanha; Elbert Einstein Nehrer Macau, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e do programa de pós-graduação em Computação Aplicada do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe); e Serhiy Yanchuk, também pesquisador associado ao PIK.

+ Mais

Cientistas utilizam redes complexas para desvendar mistérios da Terra e do espaço

Redes complexas ajudam cientistas a entender segredos da vida