Matemática é a chave para o desenvolvimento das mais diversas áreas

O professor Glauco Arbix fala sobre um workshop que discutiu a importância dessa ciência

Nesta edição da coluna, Glauco Arbix fala sobre a realização, no Rio de Janeiro, no mês passado, da primeira oficina de matemática e indústria, para discutir o quanto aquela ciência é a chave para o desenvolvimento industrial, para as empresas e para os sistemas de previsão em todos os níveis, “uma realidade que tem destacado o Brasil no cenário mundial, uma vez que o País foi um dos pioneiros a levantar esse debate de forma bastante intensa”. O encontro reuniu representantes de várias instituições e empresas.

“Os resultados foram sempre muito promissores e bastante interessantes”, diz Arbix, na opinião de quem o Brasil já faz parte de um grupo de elite da União Internacional de Matemática, que agrupa instituições e matemáticos. “O Brasil já se coloca num nível semelhante ao das dez nações mais avançadas na área”, afirma o colunista, ressaltando que a matemática tem um grande impacto nas mais diversas áreas.

Acompanhe, pelo link acima, a íntegra da coluna.


Observatório da Inovação
A coluna Observatório da Inovação, com o professor Glauco Arbix, vai ao ar toda segunda-feira às 10h50, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.