Variação da temperatura é tão nociva à saúde como as ondas de calor

Paulo Saldiva aponta como alternativa para recompor a umidade relativa do ar a instalação de mecanismos como telhados verdes ou painéis solares nos topos dos prédios

 04/04/2022 - Publicado há 2 anos

Devido às mudanças climáticas, as ondas de calor vão se tornar cada vez mais frequentes em todo o planeta, diz o professor Paulo Saldiva em mais uma edição de sua coluna para a Rádio USP. Além do calor, a variação da temperatura ao longo do dia também é um fator de agravo para as pessoas mais frágeis. O colunista compara essa situação ao clima que se encontra no deserto e afirma que “nós construímos os nossos desertos nas nossas cidades, só que são feitos de cimento e asfalto. É por essa razão que a umidade relativa tem caído em períodos que chegam a você ter, na cidade de São Paulo, níveis próximos a um deserto”, o mesmo acontecendo nas cidades do Centro-Oeste.

A USP faz parte de uma rede de pesquisadores cuja finalidade é a de coletar dados globais de umidade e temperatura diários, por longos períodos de tempo, em mais de 400 cidades em todo o mundo. Um dos dados obtidos é o de que, “quando se tem a variação de calor muito rápido, ela amplifica os efeitos deletérios das ondas de calor. Ou seja, o calor é lesivo à nossa saúde, mas a variação da temperatura ao longo do tempo ajuda a desequilibrar os nossos mecanismos de controle da temperatura corpórea, que se traduz então em admissões hospitalares e excesso de mortalidade”. Mais um motivo, segundo Saldiva, para que se recomponha a cobertura vegetal da cidade. Ele aponta algumas alternativas para, na falta de vegetação suficiente, recompor a umidade, como lançar mão de telhados verdes ou de captar o calor por meio de painéis solares nos topos dos edifícios.


Saúde e Meio Ambiente
A coluna Saúde e Meio Ambiente, com o professor Paulo Saldiva, vai ao ar toda segunda-feira às 8h, quinzenalmente, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.