Cine Cidadania é destaque do “Express Cultura” desta segunda-feira (14/8)

O projeto tem como objetivo trazer em sua programação longas-metragens que falam sobre direitos humanos e cidadania

14/08/2023 - Publicado há 9 meses
Documentário sobre a madre Maurina é filme escolhido para a estreia do Cine Cidadania -Foto: Renata Prado
Logo da Rádio USP

Express Cultura desta segunda-feira (14/8) traz como destaque a estreia do projeto Cine Cidadania, da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP. O projeto tem como objetivo trazer, em sua programação, longas que falam sobre direitos humanos e cidadania. Para as primeiras sessões do Cine Cidadania, o longa-metragem Maurina, o Outono Que Não Acabou, foi o filme escolhido. O filme vai ser exibido hoje, às 16h, no Auditório da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP). As sessões do Cine Cidadania são abertas ao público, com entrada gratuita e sem necessidade de inscrição. O coordenador do projeto, Luís Ribeiro, foi entrevistado e compartilhou os bastidores da concepção do projeto.

Com o começo da 22ª edição da Feira Internacional do Livro, neste final de semana, o Express Cultura traz atrações programadas para esta segunda-feira. Será exibido o longa-metragem Caminhos da Salvaguarda, que discute a trajetória da capoeira até o Estado de São Paulo e apresenta o samba de roda. O filme, produzido pelo Instituto Plural, tem sessão às 19h, no Auditório Pedro Paulo da Silva, no Centro Cultural Palace, que fica na Rua Álvares Cabral, 322. A entrada é gratuita.

A peça Palavras do Guarda-Chuva, promovida pelo Sesc, cria uma relação entre o público e a linguística africana, responsável por inúmeros verbetes populares no Brasil. O objetivo é informar, com interatividade e através da música e da poesia, as origens das palavras africanas comumente usadas no Brasil e seus significados. O evento, gratuito e aberto para todos os públicos, conta com a participação dos palhaços Chicote e Filipeuto, e começa às 17h30, no Calçadão, que fica na Praça XV, no centro da cidade.

O Sesc realiza também apresentação circense, com os acrobatas Lu Menin e Pablo Nordio, em parceria com a Companhia Brasileira Barnabô e a Companhia Catalã Cíclicus. O espetáculo  se passa em um ambiente rural e fantasioso, onde os artistas,  com acrobacias que desafiam a gravidade, contam narrativas que extrapolam a realidade. O espetáculo será na Esplanada Pedro II, na Rua Álvares Cabral, no centro da cidade, às 16h30. A entrada é gratuita.

Também pelo Sesc acontece o bate-papo com Sérgio Vaz com o tema Escritas e Oralidades de Quebrada. Sérgio é poeta e articulador cultural precursor do movimento dos saraus periféricos em São Paulo, além de ser idealizador do movimento Cooperifa e está lançando seu quarto livro: Flores da Batalha. A conversa com Sérgio Vaz é às 18h na Tenda do Sesc, localizada na Esplanada do Pedro II.

Mais à noite, com Eme Barbassa e Luiza Romão, tem a intervenção artística Também Guardamos Pedras Aqui. A atividade apresenta o encontro de uma mulher de vida tranquila com o imponderável em uma tarde de compras domésticas. A apresentação começa às 19h30, no auditório Meira Júnior no Theatro Dom Pedro II, e é gratuita.

Rita Von Hunty, persona drag do professor e ator Guilherme Terri, volta para Ribeirão Preto, no Theatro Pedro II, na sala principal, no bate-papo Debatendo Palavras: Ideologia. Serão abordados temas sociais com horizonte emancipatório radical. Rita sobe ao palco às 19h30 para falar sobre convicções, ideais, princípios, doutrinas e valores. O evento é gratuito. Retirada de ingressos a partir das 18h30.

Vai ter também roda de choro com o Choro da Casa. O show de chorinho tradicional de Ribeirão Preto, que acontece toda segunda, estará em frente ao relógio da Praça XV de Novembro, para apresentar repertório de clássicos do gênero em uma apresentação especial dentro da programação da Feira do Livro. A roda começa a partir das 20h30.

O Express Cultura traz apenas algumas das atividades que acontecem na feira. Para acessar a programação completa você pode ir em www.fundacaodolivroeleiturarp.com.

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana.

*Estagiária, sob orientação de Gabriel Mendeleh e Mel Vieira