A neurociência surge como instrumento para melhorar a educação e torná-la mais eficaz

Área do conhecimento dedicada a compreender os mecanismos biológicos e estruturas cerebrais pode tornar a aprendizagem mais eficaz, defende especialista

 16/11/2022 - Publicado há 1 ano
Por
A neurociência se revela um bom aliado na melhoria do aprendizado escolar – Foto-montagem: Sabine Zierer/Pixabay

 

Logo da Rádio USP

Como tornar os processos de aprendizagem mais eficazes para os alunos? A neurociência pode ter a resposta. Aplicar conhecimentos básicos em neurociência nas escolas contribui para a educação de alunos e mudanças significativas nas teorias educacionais, além de permitir a construção de ambientes educacionais mais eficazes, defende a professora e coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Integração em Psicologia, Fabiana Versuti, do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP. 

A neurociência, área do conhecimento que se dedica a compreender os mecanismos biológicos e estruturas cerebrais, vem ganhando cada vez mais espaço na educação, visto que as descobertas nesse campo podem ajudar a compreender os princípios da aprendizagem humana. “Conhecer o funcionamento cerebral é conhecer como o conhecimento humano vem a se organizar e, portanto, trazer esses conhecimentos para o contexto da sala de aula é muito pertinente, uma vez que podem interferir na prática do cotidiano escolar”, afirma a professora. 

Por tratar-se de um campo que se dedica ao sistema nervoso, incluindo a cognição e as emoções, quando os conhecimentos básicos em neurociências são aplicados à educação, explica Fabiana, são consideradas as “experiências sociais e emocionais sobre os circuitos neurais e fica mais fácil para os professores superar os desafios da educação e estimular os alunos”. 

Aproveitar habilidades

Ao compreender melhor o funcionamento do cérebro e suas especificidades, os professores podem “se aproximar mais de situações-problema que são vivenciadas em sala de aula, tendo uma compreensão sobre aquilo que realmente pode atingir os alunos, para que a aprendizagem aconteça aproveitando as habilidades cognitivas em sua plenitude”. Dessa forma, a professora enfatiza que reconhecer esses processos neurobiológicos é importante para “conhecer, de fato, os limites e as potencialidades das práticas educativas”. 

Fabiana Versuti – Foto: Currículo Lattes

A neurociência proporciona ferramentas que permitem aos educadores entender o processo de aprendizagem, considerando as necessidades dos alunos, e desenvolver estratégias de ensino mais eficientes. “Nas últimas décadas, o rápido avanço da neurociência tem identificado muitos dos processos biológicos envolvidos nos mecanismos celulares e moleculares de aprendizagem.” Além disso, continua Fabiana, “o entendimento da importância das experiências sociais e emocionais sobre as mudanças nos circuitos neurais” tem evidenciado o papel decisivo desses conhecimentos na “compreensão dos processos de aprendizagem e na interpretação e manejo das suas deficiências e, principalmente, no desenvolvimento de estratégias mais eficazes de ensino”. 

Contudo, apesar dos benefícios que proporciona, essa área do conhecimento ainda é pouco conhecida pelos profissionais da educação. “Considerando-se que os professores são os principais mediadores da aprendizagem e o papel do sistema nervoso nesse processo, parece necessário e urgente que a compreensão desses mecanismos possa fazer parte dos processos formativos e relacionar aprendizagem e desenvolvimento psicológico no contexto da formação dos professores”, ressalta Fabiana. 


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.