Oficina gratuita aborda a expressão em cartaz

Por meio de temas atuais, a oficina estimulará a capacidade de lidar com informações gráficas com concisão, reflexão e relação com o entorno

Publicado: 06/05/2024

O Centro MariAntonia da USP realiza no dia 10 de maio, das 9 às 18 horas, a oficina gratuita Expressão em cartaz. Ministrada pelo designer Rico Lins, a oficina oferece 20 vagas, e as inscrições on-line no sistema Apolo da USP são realizadas pelo link http://e.usp.br/q8t até 7 de maio.

O curso tem o objetivo de exercitar a construção de um comentário visual sobre a atualidade com uma opinião clara e pessoal, estimulando a capacidade de lidar com informações gráficas, explorando seus significados, sua força expressiva e seu impacto comunicativo.

Partindo de um tema da atualidade, os participantes deverão expressar um comentário gráfico sobre o fato com a concisão visual inerente à linguagem do cartaz: trabalhando simultaneamente a capacidade de síntese, a articulação entre texto e imagem, o estímulo à reflexão e sua relação com o entorno.

O curso faz parte da programação paralela da exposição Imageria das redes: design e ativismos, com curadoria de Didiana Prata, que está em cartaz, até 2 de junho, no Centro MariAntonia da USP, com visitação gratuita.

Os alunos que tiverem pelo menos 75% de frequência receberão certificado de participação.

Quem é Rico Lins

É formado pela ESDI, Rio, tem um master pelo Royal College of Art de Londres, é membro da Alliance Graphique Internationale (AGI) desde 1997, com longa carreira internacional em que combina atividades profissionais e didáticas. Designer, diretor de arte, ilustrador, educador e curador, atuou nas últimas três décadas entre Paris, Londres, New York, Rio e São Paulo para CBS Records, NY Times, Newsweek, Time, MTV, TV Globo, Grupo Abril, Natura, Sesc, Museu da Língua Portuguesa, além de inúmeras editoras. Como educador, ministra oficinas de criação e palestras no Brasil e, no exterior, foi professor da NY School of Visual Arts, do Istituto Europeo de Design SP e atualmente é coordenador de curso na EBAC SP. Teve exposições individuais no Centro Pompidou-Paris; MAC-SP; MAM-Rio; Instituto Tomie Ohtake (Prêmio APCA 2009), Museu da República (Brasília) e Museu da Casa Brasileira. Curador, entre outras, das exposições Brasil em Cartaz no Polo Gráfico de Chaumont, França 2005; Conexões/Connexions no Sesc Pompeia 2009; Sustentabilidade: e eu com isso? na Bienal Brasileira de Design 2010; e Manifesto Gráfico (Espaço Cultural Porto Seguro, 2017). Publicado internacionalmente nas principais revistas e livros especializados, recebeu entre outros prêmios as medalhas de ouro do NY Art Directors Club e da Society of Publication Designers. Figura de destaque na cena de criação, foi um dos organizadores da conferência AGI Open no Auditório Ibirapuera em São Paulo, em 2014.

Oficina Expressão em cartaz

Onde  |  Centro MariAntonia da USP
Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque – São Paulo – próximo à estação Higienópolis do Metrô
Quando | 10 de maio, das 9 às 18 horas