SUS completa 33 anos de existência e tem sua importância evidenciada pela pandemia

Segundo Paulo Capel Narvai, a gravidade da crise sanitária no Brasil poderia ser muito pior sem a existência do Sistema Único de Saúde, criado em 17 de maio de 1988

17/05/2021 - Publicado há 3 anos
Logo da Rádio USP
Atualmente o SUS entra nos orçamentos de todos os entes federativos, porque é um sistema nacional – Bruno Cecim/Ag.Pará – Fotos públicas

Neste dia 17, o Sistema Único de Saúde completa 33 anos. Foi em maio de 1988 que os constituintes tomaram a decisão de criar o SUS, no âmbito da Assembleia Nacional Constituinte. Em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição, o professor Paulo Capel Narvai, do Departamento de Política, Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, comenta a criação do sistema.

Segundo Narvai, a própria data de aniversário do SUS é motivo de discussão. Há quem diga que o sistema é de outubro de 1988, quando a Constituição foi promulgada, mas o professor discorda. “Sem a sessão que aconteceu em maio, em que se aprovou a criação do Sistema Único de Saúde, nós não teríamos o SUS”, afirma. “A Constituição poderia ter sido aprovada sem o sistema”, acrescenta.

Para o professor, o SUS é fruto da campanha das Diretas Já e da 8ª Conferência Nacional de Saúde, de 1986, mas a criação foi em 17 de maio, quando o sistema foi aprovado com 472 votos favoráveis. “Foi uma vitória importantíssima, o SUS é criado com a legitimidade dessa força do voto dos deputados e senadores da Assembleia”, diz.

SUS  – Foto: Diogo Moreira/A2 via Fotos Públicas

De acordo com Narvai, um dos grandes debates sobre a criação de um sistema universal girou em torno da questão de financiamento. “A grande instituição vinculada ao Estado que atendia a saúde dos brasileiros era o Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps), que atendia segurados e dependentes”. Por conta disso, os recursos da Previdência foram considerados para financiar o SUS, o que não ocorreu. O programa foi aprovado sem vinculação, sob o pretexto de não limitar a flexibilidade orçamentária dos governantes.

“Atualmente o SUS entra nos orçamentos de todos os entes federativos, porque é um sistema nacional”, comenta. Segundo o professor, as leis vigentes tratam da transferência de recursos da União para Estados e municípios, mas nunca se conseguiu vincular esses recursos ao sistema. “O SUS é criado em 1988, a legislação que o regulamenta é de 1990, e apenas em 2012 é aprovada a lei fixando porcentuais dos orçamentos de municípios que devem ser destinados à saúde.”

SUS – Foto: Jaelson Lucas/ SMCS – Fotos públicas

Entretanto, em 2016, uma emenda constitucional “vinculou o orçamento do SUS ao aplicado em 2016, mais a inflação do ano anterior, e congelou por 20 anos os recursos”, segundo Narvai. “Para a saúde isso é dramático”, afirma. Como a população envelhece e os recursos necessários para a saúde são cada vez maiores, o professor acredita que congelar os gastos na realidade significa que há disponibilidade de menos verba. “A estimativa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) é de que o SUS perca, entre 2018 e 2036, R$ 400 bilhões.”.

Para Narvai, a pandemia de coronavírus evidencia a importância de um sistema como o brasileiro. “O Brasil tem aproximadamente 3% da população mundial e 9% dos casos de covid-19 no mundo.” No caso dos óbitos, o professor afirma que 13% deles acontecem no País, uma situação crítica. “Nós poderíamos ter muito mais casos e mortes do que temos se a gente não tivesse o SUS. Há um reconhecimento universal de que o SUS tem sido de inestimável valor no enfrentamento da pandemia, embora subutilizado em muitos municípios”, completa.

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.