No início do governo Temer, foi aprovada uma legislação que tornava mais rígidas as regras de governança das empresas estatais brasileiras. Depois de quase um ano da promulgação da lei, o professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-USP) Fernando Botelho considera que ainda não se sabe de seu efeito a longo prazo.
No entanto, o professor explica que a questão principal é a transparência. Segundo ele, tal recurso é o maior remédio para a corrupção, a fim de fazer cumprir a lei não por boa vontade dos políticos, mas através de uma política de Estado.
Além disso, Botelho diz que o ideal seria a possibilidade de responsabilizar os conselheiros pelas suas más decisões e a sociedade punir nas urnas os políticos transgressores da legislação.
O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.