Sífilis ainda não foi erradicada no Brasil

Médica da FMRP conta que uso de preservativo e pré-natal são as formas de prevenção da doença

 18/04/2018 - Publicado há 6 anos
Por
Logo da Rádio USP

A Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que mais de 1 milhão de casos de infecções sexualmente transmissíveis acontecem por dia no mundo. Entre essas infecções, a sífilis aparece com força e, ao contrário do que muitos pensam, a doença não está erradicada.

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2016 foram notificados 87.593 casos de sífilis adquirida, 37.436 casos de sífilis em gestantes e 20.474 casos de sífilis congênita. Naquele ano, 185 pessoas morreram de sífilis no Brasil.

A médica Anna Christina Tojal da Silva, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP, conta que a doença tem cura e pode ser prevenida com uso de preservativo e acompanhamento pré-natal.

Ouça a entrevista no link acima.

Por: Giovanna Grepi

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.