Senha está com os dias contados após advento da biometria

Especialista em tecnologia comenta a eficácia da biometria nos sistemas de segurança

 20/04/2018 - Publicado há 7 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna Datacracia de hoje, o professor Luli Radfahrer fala sobre o fim das senhas e o advento e popularização dos sistemas de segurança por biometria. Segundo o especialista, o sistema de senhas é pouco prático e inseguro, pois diversos serviços demandam senhas, mas é muito difícil que o usuário tenha uma senha para cada, o que pode ser perigoso.

O professor também ressalta que a biometria, por si só, não resolve o problema, já que, no que diz respeito a impressões digitais, existem técnicas para falsificá-las. Contudo, tal avanço traz mais segurança ao usuário do que as senhas. Além disso, ele também ressalta que a responsabilidade pela segurança dos serviços é das empresas e que é importante que os usuários cobrem sistemas de segurança mais eficazes.

Para saber mais sobre o tema, confira a coluna completa no player acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.