Saiba se os anti-inflamatórios podem causar gastrite

Pessoas que já têm problemas gástricos devem usar esses medicamentos junto com remédios que protegem o estômago

No primeiro boletim desta semana, o Pílula Farmacêutica explica se os medicamentos anti-inflamatórios causam danos ao estômago, em especial a gastrite.

A gastrite é uma inflamação aguda ou crônica da mucosa que reveste o estômago. Provoca dor, queimação, vômitos e também pode evoluir para uma úlcera estomacal. Existem diversas causas possíveis para a gastrite, sendo as mais comuns as infecções, estresse, o consumo de cigarros e bebidas alcoólicas.

A prostaglandina é uma substância produzida pelo organismo em maior quantidade quando a acidez no estômago está muito alta, que inibe as células que produzem o ácido e estimula as células que secretam o muco de proteção do estômago. Os anti-inflamatórios impedem que a prostaglandina seja formada, o que causa a gastrite. 

Se os medicamentos anti-inflamatórios forem tomados durante o tempo certo e na dose adequada, é menos provável que cause danos ao estômago, por isso é importante não se automedicar e consultar um profissional da saúde antes de iniciar o tratamento. 

Para pessoas mais sensíveis ou que já apresentam problemas gástricos, é comum que a prescrição do anti-inflamatório seja feita em conjunto com outro medicamento para a proteção do estômago.

O boletim Pílula Farmacêutica é apresentado pelos alunos de graduação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da

USP, com supervisão da professora Regina Célia Garcia de Andrade. Trabalhos técnicos de Luiz Antonio Fontana.

Ouça acima, na íntegra, o boletim Pílula Farmacêutica.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.