Neurocientista explica como funciona a nossa memória

Pesquisador esclarece também o que podemos fazer para melhorar a memorização

 01/02/2018 - Publicado há 7 anos
Logo da Rádio USP

Sabe aquela hora em que você tenta lembrar de algo e não consegue? O famoso “branco”?  Esse problema é muito comum e está ligado a seus hábitos e à maneira como você utiliza sua memória.

Nós usamos a memória para tudo e o tempo todo. Nossa capacidade de memória tem como base a fisiologia do cérebro, que é composto de aproximadamente 100 bilhões de neurônios. Se cada neurônio pudesse armazenar apenas uma “unidade” de memória, o nosso cérebro estaria transbordando de informação.

Em conversa com Lézio Bueno Júnior, biólogo, doutor em Neurociências e atualmente pesquisador associado da Faculdade de Medicina da Ribeirão Preto (FMRP) da USP, ele explica que é preciso sair da rotina e, além disso, ter bons hábitos pode melhorar a nossa capacidade de memorização.

Ouça a entrevista no link acima.

Vitória Junqueira


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.