A USP de Ribeirão Preto vai participar efetivamente da administração pública municipal a partir de janeiro, quando assume a Prefeitura o candidato eleito em outubro, Antonio Duarte Nogueira Júnior, do PSDB. E tudo indica que não vai ser fácil, pois a próxima administração municipal vai ter de lidar com uma crise sem precedentes na história da cidade: o montante de dívidas chega a R$ 2,4 bilhões, segundo apurou a equipe de transição do futuro prefeito.
Em entrevista coletiva, o prefeito eleito anunciou os primeiros secretários municipais, entre os quais se encontram a professora Sueli Vilela, que irá ocupar a Secretária Municipal da Educação, e Sandro Scarpelini, da Faculdade de Medicina, para a Secretaria Municipal da Saúde.
O prefeito eleito de Ribeirão Preto deve anunciar novos nomes para seu gabinete, mas a expectativa é de que um professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP de Ribeirão seja convidado para a Secretaria da Fazenda. Além disso, três professores da FEA-RP integram a equipe de transição: André Lucirton Costa, Marcos Fava Neves e Alberto Borges Mathias.