Revista “Linha d’Água” traz edição temática sobre escrita acadêmica

Publicação ligada ao Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da FFLCH discute os desafios da escrita no âmbito da Universidade

05/04/2018 - Publicado há 6 anos

A Linha d’Água, revista do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, publicou sua nova edição (volume 31, número 1, 2018). Neste número temático, a revista trata de alguns dos aspectos que cercam a escrita na Universidade.

Entre os diversos artigos, pode-se destacar Os meandros da escrita académica. Alguns recados aos estudantes universitários, que busca instruir recém-universitários quanto às peculiaridades da escrita acadêmica, e alerta para o desafio que é a vivência da escrita.

Em Produção de resenha acadêmica: uma abordagem dos gêneros do discurso, discute-se a produção de graduandos em Letras a partir da concepção bakhtiniana de gêneros discursivos e de ponto de vista.

Já em A escrita na universidade: dificuldades na redação do vestibular e perspectivas para alunos do curso de direito, as pesquisadoras propõem uma reflexão sobre dificuldades de escrita de alunos de primeiro ano do curso de Direito de uma universidade brasileira, a partir de dados levantados em provas escritas de exame vestibular.

Esses e todos os outros artigos da revista estão disponíveis no Portal de Revistas USP.

Mais informações: e-mail ldagua@usp.br