Em Ribeirão Preto, professores usam cinema para falar de ciência

No “Ciência com Pipoca”, pesquisadores falarão sobre neurociência, robótica, radioatividade e informação; sessões ocorrem nos dias 12 e 13 de dezembro

07/12/2016 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 24/04/2018 as 11:17
Projeto terá quatro sessões em Ribeirão Preto – Foto: Divulgação

Filmes, séries e documentários podem ser meios divertidos para entender e discutir ciência. É com essa proposta que o Ciência com Pipoca convida o público para quatro sessões inovadoras no Cineclube Cauim, em Ribeirão Preto, nos dias 12 e 13 de dezembro, às 15 horas e às 19 horas.

Professores e pesquisadores da USP falarão sobre neurociência, robótica, radioatividade e informação e utilizarão trechos de produções para conectar as ideias. O público poderá interagir com eles desde o primeiro minuto e descobrir que falar de ciência pode ser muito prazeroso.

“Os robôs e a robótica estão cada vez mais presentes em nossa sociedade e muito em breve farão parte do dia a dia de nossas vidas”, explica um dos pesquisadores que participarão do Ciência com Pipoca, o professor Fernando Osório, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. “O cinema e a ficção científica vêm explorando amplamente esse tema, mas será que esses filmes representam apenas obras de ficção científica ou o que eles mostram pode vir a se tornar uma realidade no futuro? Precisamos nos preocupar com uma revolução dos robôs?”, questiona o professor, que promete responder essas perguntas durante o evento.

Confira a programação completa:

12 de dezembro

13 de dezembro

A participação é gratuita, sem necessidade de reservas, e as vagas serão preenchidas por ordem de chegada. Então, é só se acomodar em uma das poltronas e aproveitar!

O evento é uma realização da USP, por meio do Instituto de Estudos Avançados – Polo Ribeirão Preto (IEARP), Centro de Pesquisas em Doenças Inflamatórias (Crid), Centro de Terapia Celular (CTC) e Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos, com o apoio da Rádio USP Ribeirão Preto.

Mais informações: (16) 3315-0368, site https://www.facebook.com/cienciacompipoca/