Religião é principal barreira na discussão sobre eutanásia

Procedimentos como suicídios assistidos já são autorizados internacionalmente, mas no Brasil ainda são considerados crime

 09/03/2020 - Publicado há 4 anos
Logo da Rádio USP
– Foto: via Flickr – CC

As práticas de eutanásia e suicídio assistido são sempre alvos de discussão, por se tratarem de temas que abrangem não só a medicina, mas também as áreas religiosa, jurídica e social. O Jornal da USP no Ar conversou sobre o assunto com a professora Tânia Alves, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), coordenadora do simpósio internacional Cuidados Médicos no Morrer, Eutanásia e Suicídio Assistido, que acontecerá no próximo dia 14.

A especialista explica que, no Brasil, tanto a eutanásia quanto o suicídio assistido são considerados crimes, e explica qual a diferença entre os dois processos: “Na eutanásia, um médico coloca essa substância que tenha ação letal no indivíduo. No suicídio assistido, o profissional ajuda, ele dá a substância e o paciente é quem a toma por conta própria. Nos dois casos, o paciente que os solicitou deve estar apto para fazer a escolha, e para garantir que isso aconteça, são aplicados instrumentos para analisar sua capacidade cognitiva de fazer juízo”. Tânia também conta que a prática já é aceita em países como Suíça, Holanda, Canadá e Bélgica e que em fevereiro o processo foi autorizado em Portugal, Espanha e na Alemanha.

Os pacientes que procuram esses procedimentos para colocar fim à própria vida geralmente são pessoas que estão em extremo sofrimento, psíquico ou físico, ou que estão diante de alguma doença terminal, na qual a morte já é prevista. “O que o paciente decide, então, é a condição final de sua morte”, ressalta a professora. “O ponto de partida é o respeito pelo sofrimento do outro. O médico avalia a irreversibilidade do quadro clínico e só responde se ele tem condições de atender ao pedido do paciente. Familiares e amigos também são consultados em alguns países, mas a decisão final é sempre de quem solicitou a eutanásia ou o suicídio assistido.”

No País, os principais fatores que influenciam a discussão sobre a legalidade são relacionados à religiosidade. “Nos países essencialmente católicos, existe uma crença onde se diz que Deus determina o nascimento, a vida e a morte, e que uma pessoa não teria o direito de interromper esse fluxo natural. O que tem sido levantado é que o paciente pode escolher, sim. A outra barreira é o medo de que, se os métodos forem autorizados, houvesse muitas solicitações que resultassem em abusos ou mau uso dos procedimentos”, salienta a doutora.

Esse tema será discutido em detalhes no Simpósio Internacional Cuidados Médicos no Morrer, Eutanásia  e Suicídio Assistido, que contará com a presença de especialistas vindos do Canadá, que abordarão o funcionamento do sistema em territórios norte-americanos, e também um professor brasileiro especializado em Ética Médica. Para saber mais, basta acessar o site do Centro de Estudos do Instituto de Psiquiatria.

jor


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.