Questões climáticas podem afetar segurança alimentar no futuro, aponta pesquisa

Simulações realizadas em áreas do Mato Grosso mostram aumento da temperatura média global e períodos de seca como responsáveis por alterações na produção de alimentos

23/09/2020 - Publicado há 4 anos

O programa Ambiente É o Meio desta semana conversa com o biólogo Mateus Batistella, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e professor do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sobre segurança alimentar e o uso da terra.

Batistella é um dos cientistas brasileiros envolvidos na iniciativa Segurança Alimentar e o Uso da Terra, o desafio do Telecoupling, que reúne países como Estados Unidos, Reino Unido e China. O biólogo conta que o objetivo do projeto é “entender como as questões de conexão global, seja por teleconexões naturais ou globalização, afetam o uso da terra em países produtores, exportadores ou importadores, na escala local e regional”.

Cita, como exemplo, pesquisas realizadas em áreas do Mato Grosso para simular os possíveis cenários do uso da terra no Estado, a partir de demandas da China e de mercados importadores. “Nós geramos cenários para uma série de variáveis, como as questões tarifárias que vemos hoje”, conta.

Dentre as variáveis observadas pelos pesquisadores, conta Batistella, as questões climáticas, como o aumento da temperatura média global e maior incidência de períodos de seca, se destacam como as maiores responsáveis por alterações no uso da terra para a agricultura e, portanto, para a segurança alimentar. Afirma que o “Brasil tem andado para trás. Há muito para fazer e refazer”.

Ouça no player acima o programa Ambiente É o Meio na íntegra.