O sedentarismo ainda apresenta taxa muito alta entre os brasileiros

O prazer da prática, a sociabilização, a melhora da saúde mental, a diminuição do estresse entre outros, são alguns dos fatores para se praticar atividade fisica com frequencia. Mas ainda não está sendo suficiente para mudar este quadro, afirma José Carlos Farah

 Publicado: 23/07/2024

Logo da Rádio USP

O índice de sedentarismo ainda é muito alto, segundo o professor Jose Carlos Farah. Para se ter uma ideia, dados divulgados pelo SESI em 2023, mostra que 52% dos brasileiros nunca praticam atividades físicas. Várias pesquisas mostram que a falta de tempo foi a justificativa mais declarada pela população adulta, e entre os adolescentes, o principal motivo foi não gostarem ou não quererem. “Quando os principais motivos são a falta de tempo e não ter o gosto pela a atividade física, fica muito difícil”, declara.

Um dos incentivos da pratica de atividade física é o ganho na saúde. Dados da pesquisa do Sesi, mostram a associação entre a prática da atividade física e o adoecimento, apontando que, 72% das pessoas que praticam exercícios com frequência não tiveram problemas de saúde nos últimos 12 meses, e, entre os que nunca praticam atividades físicas, 42% sofreram problemas de saúde em 2022, que foi o período da pesquisa. Mesmo assim é difícil. Outros motivos, são o prazer da prática, a sociabilização, melhora da saúde mental, diminuição do estresse entre outros. Mas ainda não está sendo suficiente para mudar este quadro.

O que pode ser sugerido para mudar este quadro?
Farah acredita em dois fatores principais. Um deles é a própria pessoa querer mudar seus hábitos. Como já foi comentado em nossa coluna, caminhar 10 a 15 minutos já está ótimo para iniciar. Vai aumentando com o tempo e também variando a atividade. O segundo são as políticas públicas que podem ajudar e muito. Construção de parques e aparelha-los, calçamento seguro, iluminação que sejam atrativos para os usuários e também os programas de adesão à prática. Um dos motivos que incentivam à prática é a companhia. Aqui no CEPEUSP em determinadas épocas do semestre, criamos o dia do amigo, onde nossos alunos regulares podem trazer um amigo para frequentar nossas aulas.  Em relação à falta de tempo, também aqui no CEPEUSP e posteriormente na USP, criamos o projeto envelhecimento ativo, onde os colaboradores podem realizar a prática da atividade física orientada, no horário de serviço. A adesão nos dois programas é muito boa. O Ministério da Saúde tem, desde 2011, o Programa Academia da Saúde, que envia recursos para a criação de centros de atividade física. Existem muitos outros, mas como falado, se as pessoas não querem, não tem jeito.


Corpo e Movimento
A coluna Corpo e Movimento, com o professor José Carlos Farah, vai ao ar quinzenalmente terça-feira às 8h30, na Rádio  USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP. 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.