Nestas festas de final de ano devemos estar atentos à qualidade da alimentação

Especialistas recomendam o consumo de alimentos naturais, como frutas, verduras e cereais, moderação com a ingestão de carne e deixar de lado os ultraprocessados

 21/12/2023 - Publicado há 4 meses

O Boletim Alimentação Sustentável é um espaço para reflexão e produção de conhecimento sobre os sistemas alimentares. Neste período de festas, em que comer faz parte de um ritual que compartilhamos com parentes e amigos, uma de nossas preocupações é com a quantidade e principalmente a qualidade do que ingerimos. Confira nesta seleção que fizemos algumas dicas saudáveis que podem lhe acompanhar não só nas festas como também durante todo o novo ano, que vai começar em breve. Ah, e Boas Festas para você que nos acompanha em nossa programação na Rádio USP e no Jornal da USP.

Frutas, vegetais, legumes, cereais, peixe são os ingredientes para uma alimentação de qualidade – Foto: Flickr

 

Uma dieta saudável depende só dos alimentos?

Você é o que come. Essa frase é sempre muito usada e pode até parecer ultrapassada, mas ela é muito mais importante do que se imagina. A cultura, características individuais e regionais são fundamentais para a construção de um padrão alimentar saudável e sustentável.

“De forma geral, esses padrões são baseados em alimentos in natura e minimamente processados, ou seja, aqueles mais próximos de como encontramos na natureza e que costumamos chamar de ‘comida de verdade’. É o caso das frutas, legumes, verduras, do arroz e feijão e outros cereais e leguminosas, além dos ovos e carnes não processadas“, diz a pesquisadora Nadine Marques da Cátedra Josué de Castro de Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.

Ela ainda acrescenta que alimentos pouco processados podem estar presentes, como queijos e pães, em quantidades moderadas. Porém, os ultraprocessados devem ser evitados.

O consumo excessivo de carne pode aumentar o risco de algumas doenças, como as cardiovasculares, por exemplo – Foto: Pixabay

 

 

Consumo de carne e suas consequências

No mundo todo é possível observar um aumento da quantidade de pessoas que evitam comer carne ou que aderem a padrões alimentares veganos ou vegetarianos.

A discussão sobre se comer carne pode realmente fazer mal está bastante presente no estilo de vida com menor impacto ambiental e econômico. Comer carne, por si só, não faz mal, já que a carne é um alimento rico nutricionalmente e possui muitos nutrientes importantes para a nossa saúde. O problema é o consumo de carne em excesso, especialmente a carne vermelha e a processada.

A ingestão elevada desses alimentos pode aumentar o risco de algumas doenças como as do coração, alguns tipos de câncer, diabete e obesidade, que são as doenças também que mais matam no Brasil e no mundo.

Neste boletim, conversamos com Aline Martins de Carvalho, professora e pesquisadora da Faculdade de Saúde Pública da USP, para abordar a nova tendência de redução do consumo de carne.

Os alimentos ultraprocessados parecem saudáveis, mas não são – Foto: Freepik

Como evitar os alimentos ultraprocessados que parecem saudáveis?

Você já parou para pensar que pode estar ingerindo um alimento ultraprocessado, pensando que ele é uma opção saudável? Pesquisas revelam que, cada vez mais, os brasileiros estão consumindo alimentos ultraprocessados. Isso é muito comum, ainda mais com uma rotina atribulada e cheia de compromissos.

Mas existem aqueles que, mesmo sem tempo de preparar uma refeição, optam por alimentos prontos que parecem – ou se dizem – saudáveis, na intenção de fugir dos que fazem mal. Um bom exemplo são os alimentos que compõem o café da manhã, como as barras de cereais, iogurtes funcionais saborizados e adocicados, peito de peru, cremes de queijo tipo requeijão, pão de forma integral ou branco, entre outros. Porém, não se limitam a apenas essa refeição.

Camila Borges, do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP, explica como escapar dos ultraprocessados que parecem saudáveis, mas não são.


Boletim Alimentação e Sustentabilidade

Parceria: Cátedra Josué de Castro de Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis, Rádio USP e Jornal da USP 
Produção: Professor Ricardo Abramovay, Estela Sanseverino e Nadine Marques
Coprodução: Cinderela Caldeira, Guilherme Castro Sousa, Julia Estanislau e Alessandra Ueno
Edição: Rádio USP
Você pode sintonizar a Rádio USP SP 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz, pela internet em www.jornal.usp.br ou nos principais agregadores de podcast
 como Spotify, iTunes e Deezer.

. 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.