Maria Cristina Francisco fala sobre psicologia e adoecimento provocado pelo racismo

Em 2017, a entrevistada desta edição recebeu o prêmio de melhor trabalho social com “Ponto de Encontro – entre mulheres e homens negros”, no 24º Congresso Internacional de Análise Bioenergética, em Toronto, Canadá

 15/03/2021 - Publicado há 4 anos
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP

No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista Maria Cristina Francisco, que fala sobre psicologia e racismo. Maria Cristina Francisco é psicoterapeuta do Instituto Brasileiro de Biossíntese e do Instituto de Análise Bioenergética de São Paulo. É, também, membro do Instituto AMMA Psique e Negritude e da Federação Latino-Americana de Análise Bioenergética.

Ela é autora do livro Olhos negros atravessaram o mar: o corpo negro em cena na análise corporal, bioenergética e biossíntese”, pela Editora Hakabooks.

Em 2017, recebeu prêmio de melhor trabalho social com Ponto de Encontro – entre mulheres e homens negros, no 24º Congresso Internacional de Análise Bioenergética, em Toronto, Canadá.


Diversidade em Ciência

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com direção e apresentação do jornalista e professor da Escola de Comunicações e Artes -USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale. O programa é transmitido pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto) , e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.