Janeiro Verde alerta para o câncer de colo de útero

O exame de papanicolau é o método mais eficaz para detectar esse tipo de câncer, o terceiro mais comum entre as mulheres

 29/01/2019 - Publicado há 5 anos
Por
Logo da Rádio USP

O câncer de colo de útero acomete, em sua maioria, mulheres jovens, de 25 a 50 anos de idade. Causado pela infecção do Papilomavírus Humano, ou HPV, esse tipo de câncer não possui sintomas ou dores em seu estágio inicial. Por conta dessa característica, muitas mulheres são diagnosticadas tardiamente, sendo necessário cirurgia ou até mesmo quimioterapia e radioterapia como formas de tratamento. O câncer de colo de útero ainda é o terceiro tipo de câncer mais comum entre as mulheres, apesar de seu diagnóstico poder ser feito facilmente através do papanicolau, um exame ginecológico que examina o órgão.

Para entender mais sobre o câncer de colo de útero, seus sintomas, formas de prevenção e tratamento, ouvimos o doutor Jesus Paula Carvalho, professor de Ginecologia da Faculdade de Medicina da USP e chefe do serviço de Ginecologia Oncológica do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.