Inspeção rigorosa da carne do Brasil será positiva a longo prazo

União Europeia identifica falhas no controle de frigoríficos e cobra maior reação do governo brasileiro

 20/06/2017 - Publicado há 7 anos

Logo da Rádio USP

Auditoria realizada por ministros da agricultura da Europa em alguns frigoríficos brasileiros no mês de maio concluiu que o controle da produção de carne é insatisfatório. Diante disso, a União Europeia cobra maior rigor do governo brasileiro na fiscalização do produto.

Para a livre-docente da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP (FMVZ), Simone Balian, é importante lembrar que o problema não está em todo setor, mas em alguns frigoríficos.

Segundo ela, as revelações da Operação Carne Fraca vão levar à melhoria da fiscalização, e o esforço já está sendo notado. A professora explica que a inspeção mais rígida e a aplicação de novas ferramentas de controle serão positivas a longo prazo, retomando a normalidade.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.