Humanidade entra no “cheque especial” do planeta

Especialista diz que, em vista desse panorama, população vem se conscientizando e debatendo o assunto

 19/09/2018 - Publicado há 6 anos

jorusp

O momento USP inovação – com participação de Verônica Lopes, da Agência USP de Inovação – desta semana trata de sustentabilidade, de responsabilidade socioambiental e de empreendedorismo social. E para isso conversa com Marcus Nakagawa, doutorando no tema pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP e professor na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

O uso consciente de recursos naturais vem sendo, cada vez mais, colocado em pauta e Nakagawa comenta sobre o assunto. Ele avalia que esse quadro de constante conscientização popular é importante. Uma das razões que ele dá é que, em 1º de agosto de 2018, a humanidade chegou ao Earth Overshoot Day, o dia em que “atingimos o cheque especial do planeta”, ou seja, retiramos mais recursos do que o planeta consegue recompor. Ele lembra que essa conscientização vem sendo percebida através de discussões, como o uso de canudos plásticos.

O doutorando explica que a sustentabilidade é necessária para que não se atinja uma situação de escassez de recursos, até hoje só vista em filmes de ficção, e que para isso analisa a questão ambiental e a social sempre baseado na questão econômica. Para isso, ele conta que, por um lado, são necessárias a pesquisa e a inovação sustentável por parte das empresas, como uma grande empresa de brinquedos, por exemplo, que está se comprometendo a trocar a base de seus produtos – atualmente o petróleo, matéria prima do plástico – por uma fonte renovável. Por outro lado, é necessário educar a população para que  passe a praticar um consumo mais sustentável, em oposição ao consumo predatório atual.

Nakagawa diz, por fim, que a população precisa conhecer os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os quais entende como sonho coletivo. Ele completa que é preciso transformar essas metas em algo viável e produtivo; afinal o sistema capitalista requer produção e lucro. E, para discutir esse e outros temas relacionados, foi fundada em 2011 a Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável (Abraps), que busca fortalecer a atuação do profissional que atua com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP,  Faculdade de Medicina e Instituto de Estudos Avançados. Busca aprofundar temas da atualidade de maior repercussão, além de apresentar pesquisas, grupos de estudos e especialistas da Universidade de São Paulo.
No ar de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93,7, em Ribeirão Preto FM 107,9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.