Segundo pesquisa sobre a saúde financeira dos trabalhadores brasileiros, feita pela Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) com 2 mil funcionários de empresas, 84% dos brasileiros não sabem administrar suas finanças e adquirem dívidas. O professor do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP e coordenador do Serviço de Orientação Financeira prestado pela instituição, Rodrigo de Losso, comenta com o Jornal da USP no Ar sobre como se adaptar no momento de crise, poupar dinheiro e evitar dívidas.
De Losso aconselha as pessoas a realizarem um planejamento orçamentário pelo menos uma vez por mês, para ter a consciência dos gastos da família. Dessa forma, fica mais fácil poupar dinheiro, que pode ser reservado para um momento de necessidade. Além disso, rever as finanças e possibilidades de diminuição de gastos devem ser práticas recorrentes, e ainda mais intensas em períodos de crise e desemprego.
Também é prudente comprar sempre à vista e com desconto para evitar endividamento. Mas como isso não é possível para todos, o professor ressalta a importância de pesquisar os melhores preços e não se endividar em cartão de crédito e cheque especial, já que a taxa de juros é elevada. Para aqueles que já possuem débitos nesses meios, o professor afirma que é necessário renegociar ou procurar um financiamento de menor custo, como o crédito pessoal.
Segundo Rodrigo de Losso, além de buscar ajuda com o gerente do banco, as pessoas podem contatar o Serviço de Orientação Financeira, um projeto de extensão gratuito da FEA e aberto para qualquer público, que pode auxiliar aqueles sem familiaridade com finanças.
Jornal da USP no Ar, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93,7, em Ribeirão Preto FM 107,9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular. Ouça, no link acima, a íntegra da entrevista.