Educação financeira é novo tema na Base Nacional Comum Curricular

Projeto Pé de Meia da Fearp leva conhecimento básico sobre o tema para jovens e adultos desde 2009

20/04/2018 - Publicado há 6 anos

Educação financeira é um dos temas que devem fazer parte da proposta pedagógica nos currículos em todo o Brasil. É o que foi instituído pelo texto introdutório da Base Nacional Comum Curricular, homologado pelo Ministério da Educação (MEC) em dezembro do ano passado.

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Na USP, o projeto Pé de Meia, da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade de Ribeirão Preto (Fearp), leva conhecimento básico sobre educação financeira para a população.

Gabriel Medeiros Alvarenga, aluno da Fearp e diretor do Pé de Meia, revela que a pesquisa S&P Ratings Services Global Financial Literacy Survey coloca o Brasil na 74ª posição no ranking mundial em educação financeira. “A partir desse dado, a gente pode notar a importância da temática.”

Além disso, Alvarenga ressalta que a falta de saúde financeira pode agravar vários aspectos do cotidiano, como o rendimento no trabalho e aprendizado e até a questão da saúde. “Levar esses conhecimentos para as escolas é uma forma de solucionar esses problemas”, afirma. Ouça no link acima a entrevista completa.

Por Giovanna Grepi