Encruzilhada ideológica da América do Sul

Como levar adiante programas sociais e econômicos importantes se os parlamentares – com quem esses governos precisam negociar para levar adiante suas propostas – se posicionam ideologicamente de forma diferente?

 14/06/2023 - Publicado há 11 meses
Por

A América do Sul pode estar vivendo uma encruzilhada ideológica. E essa situação se mostra clara em pelo menos três países: Chile, Brasil e Colômbia, por exemplo, têm governos de esquerda, mas seus parlamentos são flagrantemente conservadores. Como fazer, então, para levar adiante programas sociais e econômicos importantes se os parlamentares – com quem esses governos precisam negociar para levar adiante suas propostas – se posicionam ideologicamente de forma diferente?

Essas e outras questões sobre a política, a economia e a sociedade na América do Sul serão debatidas no Diálogos na USP desta sexta-feira, dia 16, às 11h. Os jornalistas Marcello Rollemberg e Luiz Roberto Serrano recebem Pedro Feliú Ribeiro, professor associado do Instituto de Relações Internacionais e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da USP e do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, também da Universidade de São Paulo (USP).


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.