Doença periodontal pode causar problemas cardiovasculares

Carla Damante diz que a infecção é causada pelo acúmulo de bactérias na gengiva, que podem alcançar a corrente sanguínea e afetar outros órgãos; higiene bucal é o principal método de prevenção

25/10/2021 - Publicado há 2 anos
“A prevenção principal é escovar os dentes três vezes ao dia, utilizar o fio dental e fazer visitas frequentes ao dentista”- Foto: Daniel Albany/Pixabay
Logo da Rádio USP

A doença periodontal é uma infecção causada nos ossos que sustentam os dentes e na gengiva. Estudos apontam a relação entre essa doença e problemas cardíacos e pulmonares. A professora Carla Damante, da disciplina de Periodontia e coordenadora do curso de Odontologia da Faculdade de Odontologia (FOB) da USP em Bauru, esclarece os sintomas e cuidados para a prevenção desses casos.

Segundo Carla, os pacientes que apresentam a doença periodontal têm uma grande quantidade de bactérias na gengiva, que podem atingir artérias e órgãos distantes. O risco de infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral) chega a ser até duas vezes maior nesses pacientes.

“É uma infecção crônica de progressão lenta e não dói”, explica ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição, “o paciente percebe apenas que a gengiva está sangrando e que os dentes estão ficando amolecidos”. Há, inclusive, o risco de perder dentes.

Existem fatores genéticos associados à doença, mas práticas como o tabagismo e a má higienização dos dentes podem aumentar o acúmulo de placas bacterianas e consequentemente desencadear a inflamação.

“A prevenção principal é escovar os dentes três vezes ao dia, utilizar o fio dental e fazer visitas frequentes ao dentista”, afirma Carla. A professora também aconselha os pacientes que já foram diagnosticados com doença cardiovascular, hipertensão ou AVC a procurar um periodontista para o acompanhamento frequente.

Jornal da USP no Ar