A doença periodontal é uma infecção causada nos ossos que sustentam os dentes e na gengiva. Estudos apontam a relação entre essa doença e problemas cardíacos e pulmonares. A professora Carla Damante, da disciplina de Periodontia e coordenadora do curso de Odontologia da Faculdade de Odontologia (FOB) da USP em Bauru, esclarece os sintomas e cuidados para a prevenção desses casos.
Segundo Carla, os pacientes que apresentam a doença periodontal têm uma grande quantidade de bactérias na gengiva, que podem atingir artérias e órgãos distantes. O risco de infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral) chega a ser até duas vezes maior nesses pacientes.
“É uma infecção crônica de progressão lenta e não dói”, explica ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição, “o paciente percebe apenas que a gengiva está sangrando e que os dentes estão ficando amolecidos”. Há, inclusive, o risco de perder dentes.
Existem fatores genéticos associados à doença, mas práticas como o tabagismo e a má higienização dos dentes podem aumentar o acúmulo de placas bacterianas e consequentemente desencadear a inflamação.
“A prevenção principal é escovar os dentes três vezes ao dia, utilizar o fio dental e fazer visitas frequentes ao dentista”, afirma Carla. A professora também aconselha os pacientes que já foram diagnosticados com doença cardiovascular, hipertensão ou AVC a procurar um periodontista para o acompanhamento frequente.
Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.