Concessão do Parque do Ibirapuera apresenta inconsistências

Importante considerar que não apenas o parque está no processo, mas outros cinco espaços, alerta Pedro Luiz Côrtes

 18/10/2019 - Publicado há 5 anos
Logo da Rádio USP

O Parque do Ibirapuera é o tema do Ambiente é Nosso Meio desta semana, mais especificamente a proposta de concessão do parque à iniciativa privada. Para tratar sobre o assunto, o Jornal da USP no Ar conversa com Pedro Luiz Côrtes, professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP e pesquisador do Projeto Temático Fapesp – Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista.

A prefeitura de São Paulo defende a concessão do Parque do Ibirapuera há um ano. Desde o início da discussão até o presente momento, alguns aspectos fundamentais não foram resolvidos, como a questão do manejo das árvores e a introdução de espécies exóticas, destaca Côrtes.

Outra questão levantada pelo professor é que o edital de exploração do parque prioriza a sustentabilidade financeira da concessão, mas não detalha as diretrizes gerais dos cuidados com as plantas. Côrtes também aponta para a legislação específica na área, deixando possíveis brechas para uma utilização indevida do espaço.

Para o professor da ECA, as inconsistências do edital deveriam ter sido solucionadas antes da audiência pública. Ele também chama a atenção para a presença considerável de funcionários da empresa vencedora durante a audiência. “É importante considerar que não apenas o Parque do Ibirapuera está sendo objeto de concessão, mas o processo envolve outros cinco espaços”, alerta.

Ouça a entrevista, na íntegra, no player acima.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.