“O mérito da 34ª Bienal é a ação coletiva “

Martin Grossmann lembra que a arte pode estabelecer pontes entre contextos e novos significados

 10/11/2021 - Publicado há 2 anos
Por

 

O colunista Martin Grossmann destaca a Bienal como um hardware que produz software em Na Cultura, o Centro Está em Toda Parte, da Rádio USP (clique o player acima e ouça a comparação). “Como diz o grande teórico das novas mídias, Pierre Lévy. tudo aquilo que é transformação, passagem, é da ordem da interface”, lembra. “E a interface tem diferentes componentes, elementos essenciais para que haja um certo encontro e não é fácil.”
Grossmann observa que uma boa interface é palco de tensões, confrontos e depende de uma dinâmica de atuação de diferentes elementos.”Uma interface é fruto de uma ação coletiva, de um compartilhar e neste sentido mais uma vez reforço que o grande mérito desta 34ª Bienal é ser resultado muito positivo de uma ação coletiva, que certamente tem a ver com a composição, o diálogo estabelecido pelos curadores e a relação com as equipes de arquitetos, expografia, design, comunicação visual, ação educativa e nós, o público, que usufruímos dessa situação e ajudamos a mantê-la.”
Para incentivar a reflexão dos visitantes da 34ª Bienal, Grossmann comenta que a referência do projeto curatorial  é o pensamento de Edouard Glissant apresentado no livro Poéticas da Relação, lançado em 1990. “Glissant traz uma visão ainda bastante positiva e otimista em relação às possibilidades interculturais da missigenação. Enfim, de uma situação que possa ser diferente da que nós estamos vivendo.”


Na Cultura, o Centro está em Toda Parte
A coluna Na Cultura o Centro está em Toda Parte, com o professor Martin Grossmann, vai ao ar quinzenalmente, terça-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.