Cometa se aproxima da Terra neste domingo

46P/Wirtanen ficará a 11,5 milhões de quilômetros, o equivalente a cerca de 30 vezes a distância Terra-Lua

 14/12/2018 - Publicado há 5 anos
Por
Logo da Rádio USP

O cometa 46P/Wirtanen, que leva o nome do seu descobridor, o astrônomo norte-americano Carl Wirtanen, atingiu o ponto mais próximo do Sol em sua órbita e passará próximo à Terra neste domingo, dia 16 de dezembro, horas após o entardecer.

Essa aproximação com o planeta é de 11,5 milhões de quilômetros, o equivalente a cerca de 30 vezes a distância Terra-Lua. Segundo astrônomos da University of Maryland, nos Estados Unidos, essa será a décima maior aproximação de um cometa com a Terra nos tempos modernos.

O professor Eduardo Arnauld Cypriano, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, explicou que esse cometa tem período orbital de 5,4 anos e tranquilizou os terráqueos, declarando que o fenômeno não trará nenhum prejuízo ao planeta.

Ouça a entrevista no link acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.