Comércio exterior está com o sinal de alerta ligado

21% da produção interna brasileira vai para o setor exportador, mas isso tende a cair devido à taxa de câmbio

 09/08/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 26/04/2017 às 14:33

Logo da Rádio USP

logo_radiousp790px

Porto de Santos - Foto: Divulgação
Porto de Santos – Foto: Divulgação

O Brasil vem enfrentando problemas para ampliar o comércio externo, uma vez que as exportações caíram 20% em julho em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo o embaixador Rubens Barbosa, esse quadro é preocupante, uma vez que, com a não expansão do mercado interno, era importante que as exportações ganhassem ritmo e volume. Infelizmente, não é o que vem ocorrendo – há dois anos,  tanto as importações quanto as exportações vêm caindo.

Com isso, diz Barbosa, o Brasil enfrenta sérios  problemas para retomar o ritmo de crescimento das exportações, já que a perda de competitividade enfraquece as exportadoras.

O comportamento da taxa de câmbio não tem contribuído em nada para alterar esse quadro.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.