Crianças são as maiores vítimas das mudanças climáticas

É o que aponta relatório da Unicef, comentado pelo professor Glauco Arbix, que mostra que cerca de 1 bilhão de crianças em todo o mundo já sofre com os efeitos das mudanças de clima e temperatura

 29/03/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 19/04/2022 as 11:34

Logo da Rádio USP

Em sua coluna desta semana, Glauco Arbix comenta relatório da Unicef, segundo o qual as crianças são as mais atingidas pelas mudanças climáticas em todo o mundo. Na verdade, pesquisas dão conta de que cerca de 1 bilhão de crianças com até 6 anos de idade já vive consequências graves de mudanças climáticas por causa do aumento da frequência de ondas de calor, de secas, ciclones ou furacões, de enchentes e de poluição de ar, “que acaba gerando e multiplicando doenças ligadas ao sistema pulmonar”. As crianças – sobretudo as que vivem em países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil –  são as mais vulneráveis a todos esses fatores.

A Unicef, lembra o colunista, reforça a tese de que a crise das mudanças climáticas é uma crise das crianças, como demonstram, inclusive, os números. “As gerações que hoje estão com menos de 40 anos vão viver exatamente situações sem precedentes”, por obra e graça das mudanças abruptas do tempo. “A Unicef alerta para essas evidências e mostra que, apesar de as crianças serem as maiores vítimas, são geralmente subestimadas nas políticas públicas, que pouco tratam, no mundo inteiro e também aqui no Brasil, das dificuldades que as crianças têm para respirar, para conseguir sobreviver em meio a secas enormes, avassaladoras, ou em meio às enchentes, como a gente está vendo inclusive aqui no Brasil.”


Observatório da Inovação
A coluna Observatório da Inovação, com o professor Glauco Arbix, vai ao ar quinzenalmente, terça-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.

 

 

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.