“Anatomia Responde”: Músculos do abdômen dão flexibilidade ao tronco

Abdômen não tem proteção óssea e possui a maior mobilidade encontrada na região do tronco

 23/07/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 09/08/2018 às 14:35
Por
Logo da Rádio USP

Na primeira edição do Anatomia Responde desta semana, o professor Luis Fernando Tirapelli fala sobre músculos do abdômen, que corresponde ao segmento médio do tronco que fica entre o tórax e a pelve.   

Tirapelli diz que, ao contrário das outras estruturas do tronco, o abdômen não tem proteção óssea; seu esqueleto é formado apenas pela coluna vertebral e paredes laterais e anteriores, constituído por músculos largos e finos, o que permite a esse segmento a maior mobilidade encontrada no tronco.     

O boletim Anatomia Responde é produzido pelo professor Luis Fernando Tirapelli da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.