“Anatomia Responde”: Músculos do tórax permitem os movimentos respiratórios

O diafragma é muito importante para a respiração e está localizado entre o tórax e o abdômen

Nesta edição do Anatomia Responde, o professorLuis Fernando Tirapelli, do Departamento de Anatomia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, fala sobre os músculos do tórax, que possuem a parede com grande capacidade de movimentação. 

Segundo o especialista, esses músculos permitem os movimentos respiratórios, alguns se ligam aos membros superiores e ao dorso e outros aos ossos da caixa torácica, ou seja, costelas, coluna vertebral e ao esterno. Os verdadeiros músculos da parede torácica preenchem os espaços entre as costelas e atuam nelas, elevando ou abaixando, e são denominados músculos intercostais.  O diafragma está localizado entre o tórax e o abdômen, e sua movimentação permite que os pulmões se expandam durante a inspiração.

Este boletim Anatomia Responde foi produzido pela parceria das Faculdades de Odontologia (Forp) e de Medicina (FMRP) da USP em Ribeirão Preto. Vai ao ar às segundas e sextas-feiras, às 14h30, na USP FM Ribeirão, em 107,9 MHz, e USP FM São Paulo, 93,7 MHz. Ouça acima, na íntegra, o Anatomia Responde.

 

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.