Até que ponto seguir a moda é importante para a ciência e o cientista?

Especialista na ciência do esporte, Santiago reflete sobre a real medida nas mudanças de área de pesquisa para “surfar na onda do momento”

 30/10/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 03/11/2020 as 13:15

Logo da Rádio USP

Na coluna Ciência e Esporte desta semana, o professor Paulo Roberto Santiago faz uma reflexão sobre mudanças de área de pesquisa original, seguindo tendências do momento, como a que alguns pesquisadores, também de ciência do esporte, fizeram para abordar a covid-19.

O professor Santiago questiona o impacto que esse pesquisador de ciência do esporte deixará de fazer (em sua área) para poder se concentrar em uma pesquisa que co-relaciona esporte com a covid-19. E Santiago afirma não se tratar somente desta situação vivida agora, mas de mudanças de rumo para o que ele chama de “surfar na onda” do momento. Como exemplo, o professor lembra de outras epidemias, como as do Zika Vírus e da Chikungunya; quando estavam em alta, “muitos pesquisadores mudaram o foco de suas pesquisas, desvirtuando os projetos”.

Questões financeiras ou de visibilidade, acredita Santiago, estão entre os fatores que motivam a mudança, já que, em tempos de Copa do Mundo FIFA ou Olimpíadas, pesquisadores migram seus estudos, enfocando o evento do momento.

Segundo o professor, pesquisadores de renome, no passado, sofreram devido às mudanças repentinas em seus trabalhos, tentando mudar o foco para a área da saúde, com maior investimento na época. Observa que esses pesquisadores não fizeram nenhuma contribuição relevante para a saúde e ainda deixaram de ser referência no esporte nacional.

Assim, Santiago afirma querer refletir e provocar uma reflexão sobre o quanto essas mudanças de foco realmente impactam a pesquisa. “Muitas vezes, ela [a mudança] é interessante para jovens pesquisadores conseguirem recursos para suas pesquisas; mas o pesquisador irá retribuir à altura do investimento feito? E quanto isso impacta na ciência do esporte?”.

O professor Santiago quer que seus ouvintes participem da coluna Ciência e Esporte, comentando, sugerindo temas ou enviando questões para as próximas edições pelo e-mail ou através de comentários no canal da coluna no youtube. A única restrição é que sejam temas relacionados à ciência e esporte. A reportagem citada pelo professor pode ser lida aqui.

Ouça no player acima a íntegra da coluna Ciência e Esporte.


Ciência e Esporte
A coluna Ciência e Esporte, com o professor Paulo Santiago, vai ao ar quinzenalmente sexta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.