Armazenamento de água em São Paulo encerra fevereiro com capacidade 18% menor

Os níveis dos mananciais preocupam, com capacidades inferiores em relação a 2020. O Cantareira é o principal sistema de abastecimento da Grande São Paulo e apresenta nível igual a 48,3%, contra os 59,5% do ano passado

05/03/2021 - Publicado há 3 anos

A redução do volume de chuvas anuncia um período de estiagem maior e o prognóstico climático até o final do ano preocupa. Sistema Cantareira – Foto: Spressosp
Logo da Rádio USP

O armazenamento total de água nos mananciais da Região Metropolitana de São Paulo encerrou o mês de fevereiro com 57,1% de sua capacidade. Em fevereiro do ano passado, esse volume estava em 75,1%. No mesmo mês, o principal sistema de abastecimento da Grande São Paulo, o Cantareira, apresentou nível igual a 48,3%, contra os 59,5% do ano passado. A redução do volume de chuvas anuncia um período de estiagem maior e o prognóstico climático até o final do ano preocupa.

O professor da Escola de Comunicações e Artes da USP e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente (IEE- USP), Pedro Luiz Côrtes, explica ao Jornal da USP No Ar 1ª Edição que as chuvas de março tendem a ser menos volumosas quanto às de janeiro e fevereiro, sendo que a próxima recarga será só no início do outono, porém, menor do que seria necessário. “Há locais onde chove muito, com enchentes e inundações, enquanto que em outros locais da região metropolitana nós temos um ambiente seco, o que foi muito prejudicial para a recarga dos mananciais”, detalha Côrtes, ressaltando que a redução de chuvas na região Sul do Brasil causou severa estiagem no Rio Grande do Sul, no Paraná e em algumas regiões de Santa Catarina, repercutindo no clima da Grande São Paulo.

Os fenômenos El Niño e La Niña podem ter influência no Sudeste brasileiro, dependendo de sua intensidade, segundo o professor. “Há estudos já publicados que mostram que nós podemos sofrer ainda essas consequências e isso acabou acontecendo, porque a mesma estiagem que ocorreu no Sul também se fez presente aqui, na Região Metropolitana de SP, com uma má distribuição de chuvas”, conta, apontando o fim do La Niña até maio, quando entramos na chamada fase neutra, transição entre La Niña e El Niño. A má notícia é que é muito provável que o El Niño volte em setembro, então mesmo uma recarga mais intensa dos mananciais no segundo semestre não será tão intensa quanto desejada.

Após a crise hídrica de 2014 a 2016 no Estado de São Paulo, oficialmente reconhecida, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) administra de forma diferente o sistema Cantareira, reduzindo o volume captado e dando mais chances de sucesso no enfrentamento de possíveis crises. Cortês alerta para o fato de que a crise hídrica de 2014 já se anunciava em 2012, “então essas crises não acontecem abruptamente, elas vão se anunciando com a redução do volume de chuvas e do nível de mananciais importante, até que chega o momento quando percebemos que o cenário não é favorável e que realmente nós partiremos para um tipo de restrição maior na distribuição”, conclui.

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.