No Diversidade em Ciência, Ana Luisa Zaniboni Gomes, pós-doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, fala sobre as rádios comunitárias e o papel educomunicativo do rádio. “O rádio atinge uma parcela significativa da população, sendo, por vezes, o único meio de comunicação disponível em algumas regiões do Brasil”, explica.
Ela também fala das web rádios como espaços que permitem que emissoras funcionem sem a rígida e restritiva legislação imposta às rádios comunitárias. Durante a entrevista, ela aborda ainda sua tese de doutorado, cujo título é Quem fala com o povo: caminhos da radiodifusão comunitária na cidade de São Paulo, defendida pela ECA-USP em 2014.
Ana Luisa é jornalista e tem desenvolvido as suas pesquisas na área da Comunicação em diálogo com as políticas públicas como educação, cultura, saúde e direitos humanos. É vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação e Educação da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. É também curadora do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos e Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, gerenciados pelo Instituto Vladimir Herzog.
Diversidade em Ciência
O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com direção e apresentação do jornalista e professor da Escola de Comunicações e Artes -USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale. O programa é transmitido pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto) , e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.
.