Ana Luisa Zaniboni Gomes fala sobre rádios comunitárias e o potencial educomunicativo do rádio

“O rádio atinge uma parcela significativa da população, sendo, por vezes, o único meio de comunicação disponível em algumas regiões do Brasil”, afirma a entrevistada desta edição

Por

Ana Luisa Gomes fala sobre o papel educomunicativo do rádio – Foto: Alice Vergueiro

No Diversidade em Ciência, Ana Luisa Zaniboni Gomes, pós-doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, fala sobre as rádios comunitárias e o papel educomunicativo do rádio. “O rádio atinge uma parcela significativa da população, sendo, por vezes, o único meio de comunicação disponível em algumas regiões do Brasil”, explica.

Ela também fala das web rádios como espaços que permitem que emissoras funcionem sem a rígida e restritiva legislação imposta às rádios comunitárias. Durante a entrevista, ela aborda ainda sua tese de doutorado, cujo título é Quem fala com o povo: caminhos da radiodifusão comunitária na cidade de São Paulo, defendida pela ECA-USP em 2014.

Ana Luisa é jornalista e tem desenvolvido as suas pesquisas na área da Comunicação em diálogo com as políticas públicas como educação, cultura, saúde e direitos humanos. É vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação e Educação da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. É também curadora do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos e Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, gerenciados pelo Instituto Vladimir Herzog.

Diversidade em Ciência

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentações às terças-feiras, às duas horas da manhã, e aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação do jornalista e professor da ECA-USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale.

O Diversidade em Ciência é gravado nos estúdios do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link http://jornal.usp.br/radio/

.

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.